Você valoriza seu dentista? Saiba a importância desse profissional na sua vida

15627-mais-do-que-tratar-do-seu-sorriso-o-den-slider_medias-2Mais do que tratar do seu sorriso, o dentista é responsável por cuidar da sua saúde. Saiba mais sobre a importância desse profissional na sua vida!

Saúde é fundamental para qualquer ser humano. Para cada parte do nosso corpo existe um profissional responsável por cuidar dela. Quando falamos de saúde bucal, essa pessoa é o dentista. É comum que alguns pacientes tenham medo de se consultar com eles, mas com calma e uma boa indicação, esse momento vale muito a pena. Você tem o seu dentista de confiança? É importante entender que valorizar esse profissional está muito além de comparecer ao consultório no tempo determinado, mas também seguir as recomendações de higiene e cuidados transmitidos em cada encontro. A dentista Viviane Fellows falou com o Sorrisologia sobre a importância dessa profissão.

O PROFISSIONAL QUE CUIDA DO SEU SORRISO

Quando se trata de saúde bucal, o dentista é um profissional essencial. Mas o papel dele vai além de cuidar da saúde da boca dos pacientes. “Ele tem um importante papel que é tratar o valor da vida, um dos direitos fundamentais no que se refere ao conceito de uma sociedade”, afirma Viviane. Junto com essa função, existem também muitas responsabilidades legais, profissionais e éticas, que devem ser seguidas. O dentista trabalha com sorrisos, e portanto tem um papel indispensável, uma vez que ao falar de sorriso se fala também em autoestima e bem estar tanto profissional quanto pessoal.

O DENTISTA POSSUI DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO

Existem diferentes áreas em que esse profissional pode atuar. A odontopediatria, por exemplo, cuida das crianças; ortodontia é especializada em correções ortodônticas, ossos maxilares e mandibulares; o implantodontista é o dentista especializado em implantes dentários; e o periodontista é o especialista que cuida dos tecidos que ficam ao redor dos dentes. “Entre outras especialidades, estão a prótese dentária, responsável por restaurar ou repor elementos ausentes e o endodontista: responsável por tratamento de canal”, cita ela.

ESTÉTICA OU SAÚDE: O PROFISSIONAL TRABALHA EM AMBAS AS ÁREAS

Segundo a dentista, os tratamentos realizados por esses profissionais podem ter tanto uma finalidade restauradora como estética. A cavidade bucal é um local onde podemos encontrar diversos tipos de bactérias, e isso é muito prejudicial não só para os dentes, que podem apresentar a doença cárie, como aos tecidos da boca, como gengiva. E uma das funções do dentista é trabalhar para que ocorra a manutenção da saúde dessa área.

“Existem também casos que pacientes nos procuram somente para correções estéticas, pois não estão satisfeitos com o seu sorriso”, explica. Hoje existem muitos avanços tecnológicos, como plataformas digitais, que permitem planejar um novo sorriso para os pacientes. É possível atuar utilizando facetas em porcelanas, coroas em porcelanas ou até mesmo lentes de contato dental, para alcançar o sorriso perfeito.

É PRECISO QUE AS CONSULTAS FAÇAM PARTE DA ROTINA

Em relação ao tempo ideal de intervalo entre as consultas, Viviane afirma: “Cada caso é um caso”. A necessidade de um intervalo menor ou maior de tempo vai depender da situação de cada pessoa. Normalmente, o tempo ideal indicado é de 6 em 6 meses, para um exame clínico e a realização da profilaxia. “Existem casos que este intervalo diminui para cada 3 meses, quando paciente apresenta doença periodontal severa”, esclarece.

Caso essas consultas de rotina não ocorram, podem vir a aparecer doenças como cárie, doença periodontal, entre outras. “Uma doença que infelizmente vem crescendo muito é o câncer de boca e muitos pacientes não percebem que tem ou até mesmo identifica a lesão, mas não imaginam que pode se tratar de algo sério”, alerta ela. É papel do cirurgião dentista identificar esse quadro. “Reforço sempre aos meus pacientes que façam o seu autoexame de boca, visite o seu dentista a cada 6 meses”. Além disso, é importante realizar diariamente uma correta higiene bucal, com o uso da escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal. Assim, seu sorriso e sua saúde estarão longe de problemas.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário