Você escova a parte de trás dos dentes? Um dentista explica a importância dessa prática

11596-toda-higiene-comeca-com-o-fio-dental-ma-slider_medias-1Toda higiene começa com o fio dental, mas na hora da escovação você se lembra de escovar a parte de trás dos dentes? Dar atenção a esta região do seu sorriso é muito importante. O dentista Cláudio de Sá explica por que

 

Escovar os dentes é um daqueles hábitos que carregamos para a vida toda. E muitas vezes, por praticar de maneira automática, acabamos esquecendo de limpar algumas áreas importantes do sorriso como a parte de trás. O cirurgião-dentista Cláudio de Sá explica que uma higiene bem feita deve ser realizada em todas as faces dos dentes, principalmente aquelas de pior acesso: as posteriores. Descubra por que é importante ter mais atenção a esta região e aprenda como praticar uma limpeza melhor.

POR QUE ESCOVAR A PARTE POSTERIOR DOS DENTES?

No momento de dar aquele belo sorriso o que mais prevalece é a parte frontal dos dentes. Mas isso não significa que a escovação deve ser feita apenas nesse local. “As áreas com maior probabilidade de formação de placa são as que ficam em regiões de difícil acesso à higiene, perto das saídas dos ductos das glândulas salivares”, explica Cláudio.

Segundo o profissional, as mais atingidas são as partes posteriores dos dentes inferiores e anteriores, por conta das glândulas sublinguais, e na altura das bochechas dos primeiros molares superiores, em função das glândulas parótidas.

SE NÃO ESCOVAR, AS CONSEQUÊNCIAS APARECEM

O dentista ressalta que a região posterior do sorriso é a que mais acumula placa bacteriana. Por isso é importante varrer toda essa sujeira durante a escovação, para não gerar problemas bucais como o tártaro ou evoluir para uma doença gengival. Lembre-se sempre de escovar a parte da frente, de trás, de cima e dos lados. Para alcançar um resultado melhor na sua higiene bucal, tenha concentração nos movimentos que está realizando. Não transforme este ritual em algo automático.

O TIPO DE ESCOVA PODE AJUDAR

Talvez a sua escova de dentes esteja colaborando para todo esse acúmulo de placa. Para alcançar as partes escondidas, que tal optar por um utensílio mais versátil? Existem escovas com cabeças menores que ajudam a limpar esses lugares, como as elétricas ou com cerdas CrissCross que varrem toda a sujeira entre os dentes e áreas de difícil acesso. Não esqueça de trocar sua ferramenta a cada três meses para a higiene continuar eficaz.

USE OUTRAS FERRAMENTAS AUXILIARES

Apesar da escovação ser o principal hábito para retirar a placa bacteriana acumulada, existem outras ferramentas que também se tornam indispensáveis durante higiene, como o fio dental. O uso desse utensílio antes da escovação é essencial para evitar o surgimento de cáries, tártaro e doenças periodontais. Limpar a parte de cima da língua também é importante para não formar saburra, uma massa branca composta por bactérias, e manter a parte traseira dos dentes saudável. Não dê desculpas e faça uma higiene completa do início ao fim.

 

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário