Você conhece as funções dos dentes? Descubra o papel de cada um na saúde bucal

11805-cada-dente-possui-uma-funcao-especifica-slider_medias-1Cada dente possui uma função específica na mastigação. Perder um único deles já causa prejuízos para sua saúde oral.  O dentista Johnathan Marcondes explica

 

Em um jogo de xadrez, cada peça posicionada no tabuleiro tem uma função específica. Umas mais significativas, outras mais discretas, mas todas igualmente relevantes, certo? É mais ou menos assim que os dentes da sua boca trabalham. Apesar de não se movimentarem como na partida desse jogo, todos eles têm papeis essenciais e posições estratégicas. É por isso que, para uma saúde bucal em dia, cada um deles importa. Descubra agora, nas palavras do dentista Johnathan Marcondes, o que cada dente faz por você.

CONHEÇA MAIS CADA UM DOS SEUS DENTES

Incisivos: Eles são os primeiros a entrar em contato com os alimentos. Em alguns casos, são os dentes que sofrem com o choque da sensibilidade dentária. O dentista conta que existem oito incisivos localizados no centro da boca. “Esses dentes foram feitos para cortar e são localizados quatro na linha superior e os outros na linha inferior”.

Caninos: Aqueles pontudos e bem afiados. “Eles são utilizados para romper alimentos ou algum tipo de objeto”. São quatro dentes caninos, que são vizinhos dos dentes incisivos.

Pré-molares: Ao lado dos caninos, tem os oito dentes pré-molares, com a função de mastigar tudo aquilo que você come. “São quatro na linha superior e inferior que ficam entre os caninos e os dentes molares”.

Molares: E bem no cantinho da boca encontramos os oito dentes molares. “Eles têm o papel de triturar os alimentos”, segundo Johnathan. Bem parecidos com a função dos pré-molares, só que maiores.

Sisos: Eles chegam acompanhados com a adolescência e, normalmente, nascem os quatro de uma vez só. Mas Johnathan revela que nem todas as pessoas seguem a mesma anatomia. “Os sisos são os últimos dentes que nascem e são conhecidos pelos dentistas como terceiros molares”. Na maioria das vezes eles precisam ser extraídos, para não prejudicar o alinhamento dos dentes vizinhos.

ELES TAMBÉM FAZEM PARTE DO PROCESSO DIGESTIVO

Você sabia que nosso sistema digestivo começa pela boca? Ela é a porta de entrada para todos os alimentos que ingerimos ao longo da vida e tem a função de mastigar e triturar bem as refeições para que o resto do processo seja bem feito. Ou seja, sem a presença de todos os dentes na arcada, o organismo pode passar por grandes problemas. Preserve bem o seu sorriso e cuide para que ele possa fazer o mesmo pelo seu corpo.

POR ESTA RAZÃO, É BOM MANTÊ-LOS SAUDÁVEIS

Quais as melhores formas de manter um sorriso bonito e com saúde? São muitos cuidados que você precisa adotar, mas começar pela higiene bucal é um bom caminho. Fazendo a limpeza dos dentes, gengiva e língua todos os dias após as refeições, é possível deixar toda a boca saudável. Escolher um cardápio mais nutritivo e evitar certos alimentos ácidos e que possam manchar os dentes, como o refrigerante, ajudam a preservar o branco do seu cartão de visitas. Cada atitude positiva adotada, resulta em mais sorrisos para sua vida.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário