Trate disfunções na ATM com uma vida mais leve. Confira dicas para você relaxar

11561-sem-estresse-descubra-por-que-levar-uma-slider_medias-1Sem estresse! Descubra por que levar uma vida mais tranquila faz bem para tratar e prevenir disfunções na ATM. A dentista Kamila Godoy dá algumas dicas

 

 

O estresse é um vilão muito presente na sociedade atual, seja no trabalho, em casa ou na rua. Mesmo achando que conseguimos lidar com isso tomando aquele calmante no fim do dia, não podemos ignorar. Uma hora ou outra, toda essa tensão vai afetar sua saúde, inclusive a dos seus dentes. Um dos transtornos bucais que mais surgem com o nervosismo é a disfunção na articulação temporomandibular, famosa DTM. A dentista Kamila Godoy dá algumas dicas de como ter uma rotina mais leve.

ENTENDENDO A RELAÇÃO DO ESTRESSE E SAÚDE BUCAL

A DTM reflete grandes sintomas como dores e incômodos na face. Por isso, é importante driblar tudo aquilo que te tira do sério para cuidar e prevenir essa condição. Quando passamos por uma época de muita tensão, nosso organismo sofre várias mudanças. Ficamos mais ansiosos e todo o corpo, inclusive a boca, acaba sendo atingido pelo estresse.

Isso pode gerar problemas como cáries, devido a alta ingestão de doces e guloseimas, bruxismo e a DTM. Kamila afirma que para controlar os males da disfunção é preciso adotar um tratamento multifatorial. “Isso envolve o equilíbrio psicológico, qualidade de vida, estabilidade hormonal, equilíbrio oclusal (de mordida) e proteção”.

POR QUE TER UMA ROTINA MAIS LEVE?

Adotar um dia a dia manso faz bem não só para o seu corpo e alma, mas também para o sorriso. “O estilo de vida mais calmo acaba levando à um maior equilíbrio fisiológico. Isso diminui a descarga de hormônios deletérios (que prejudicam a saúde) para as funções bioquímicas da ATM, como o cortisol”, explica a profissional. A partir daí, os sintomas da disfunção, como dores, dificuldade em abrir a boca e estalos no maxilar, diminuem.

OCUPE SEU TEMPO COM O QUE TE FAZ BEM

Kamila costuma dizer aos seus pacientes que atividades prazerosas são importantes para o equilíbrio psicológico e fisiológico. Manter estes dois pilares em harmonia é essencial para evitar doenças bucais acometidas pelo estado emocional. A dentista ressalta que é importante incluir em toda rotina de trabalho e estudos aquilo que te faz bem. “A prática de atividades físicas, uma ótima qualidade de sono, dieta alimentar, hobbies, ter uma boa respiração e acompanhamento profissional, são algumas dicas valiosas para portadores de DTM”.

EVITE A DTM COM ATITUDES SIMPLES

Existem pacientes que já apresentam uma grande predisposição ao problema. Mas a prevenção é sempre a melhor medida para evitar doenças e transtornos que acontecem no ambiente bucal. Se você quer fugir das dores e incômodos da disfunção, é importante seguir certas atitudes. A especialista indica algumas:

1) Não negligenciar a qualidade do sono.

2) Tomar vitamina C ou soluções anti-radicais livres.

3) Abrir pouco a boca ao bocejar.

4) Partir os alimentos antes de levá-los a boca.

5) Evitar mascar chicletes.

6) Evitar estimulantes como cafeína e taurina à noite.

7) Praticar atividades extras que lhe tragam prazer.

8) Praticar a respiração diafragmática durante o dia.

9) Abusar dos lembretes em locais fáceis de se visualizar para lembrar da auto-observação.

10) Ter uma boa noite de sono.

 

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário