Tratamento de canal pode escurecer o dente?

11980-legenda-slider_medias-1O tratamento de canal é a salvação daquele dente que sofreu uma lesão bem profunda de cárie. Mas, por outro lado, ele pode escurecer logo após o procedimento? O dentista Cláudio Heliomar explica

 

O tratamento de canal nunca foi algo bem-visto pela maioria das pessoas. Há pessoas que reviram os olhos só de pensar na possibilidade de passar por um. Agora imagine, somado a isso, a ideia de que após o tratamento seu dente vai escurecer. Será que é bem assim? Primeiramente, é importante entender que a técnica ajuda a recuperar o dente que sofreu uma lesão profunda de cárie, retirando toda sua polpa, ou seja, mal ela não faz. O endodontista Cláudio Heliomar desvendou o assunto e falou sobre o que seriam esses efeitos de tonalidade escura que surgem no dente.

O DENTE PODE ESCURECER DEPOIS DO CANAL?

Existem muitas razões para que seu dente mude de cor. As causas mais comuns são os hábitos alimentares, como a ingestão de muito café e a falta ou maneira incorreta de fazer a higiene bucal. Mas quando o paciente já passou por um tratamento de canal, existem possibilidades do dente escurecer. “Tanto pelas razões que levaram ao tratamento de canal (hemorragia ou necrose pulpar), quanto por alguns produtos ou condutas que possam ter sido utilizados durante o procedimento”, explica.

DÁ PARA REVERTER A SITUAÇÃO?

Seu primeiro pensamento é: será que meu sorriso vai ficar assim para sempre? O profissional tranquiliza e conta que a situação pode sim ser revertida. “Podemos prevenir o surgimento do escurecimento ou sua acentuação, realizando a correta limpeza dos canais radiculares, obturando adequadamente e restaurando com materiais apropriados”.

Deixar de fazer o tratamento de canal pensando no escurecimento do dente não é alternativa. Lembre-se que, se há necessidade de realizar a técnica é porque há cárie em estágio profundo e os riscos de mantê-la são muitos maiores. Portanto, se o dentista achar necessário, não deixe de passar pelo procedimento para remover o tecido pulpar inflamado. Se a terapia for ignorada, sintomas ainda mais graves podem acontecer, como febre e até mesmo uma infecção bacteriana aguda na boca.

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS SÃO RECOMENDADOS

Existem casos em que algumas áreas da odontologia se juntam para garantir total sucesso no tratamento. Quando um dente passa pelo procedimento de canal e escurece, por exemplo, a Endodontia pede ajuda a Dentística, especialidade que cuida da estética do sorriso. Com isso, algumas técnicas de clareamento dental interno podem ser empregadas. “Caso não haja reversibilidade, pode-se realizar a aplicação de facetas diretas ou indiretas de resina composta ou cerâmica; ou realizar o esvaziamento dentinário”, conclui.

 

Fonte: Sorrisologia

 

      

Comentários

Nenhum Comentário