Sorriso torto? Entenda o que é a linha média dentária e como isso pode afetar esteticamente

11885-os-dentes-da-sua-boca-podem-estar-branco-slider_medias-1Os dentes da sua boca podem estar brancos e saudáveis, mas se não estiverem alinhados, pode ser necessário procurar a ajuda de um especialista. O Sorrisologia explica por quê

 

 

Você fez uma selfie e notou que algo não estava certo na foto. Olhou de novo, deu um zoom no sorriso e lá estava o problema: seus dentes superiores e inferiores não estão alinhados em harmonia. A princípio, esse parece um daqueles inconvenientes simples e visíveis apenas para um observador muito atento, mas quando a linha média dentária se desvia, os reflexos podem ir além da estética. Conversamos com o especialista Leonardo Costa para entender o que pode estar relacionado com esse desvio e como tratar a situação.

ANALISANDO OS DENTES COM A AJUDA DA LINHA MÉDIA

O sorriso perfeito é feito de detalhes. Para isso, não só a cor dos dentes importa, mas também a posição em que eles se enfileiram. O posicionamento certo se baseia em uma linha imaginária vertical que separaria os dois incisivos centrais. Segundo o dentista, esse traço invisível deve coincidir com a linha média facial, com o filtro labial, ou com o centro da boca. Se a linha média dentária se encaixa em uma dessas condições, o sorriso pode ser considerado esteticamente alinhado e dentro de um dos critérios mais importantes usados na análise do dentista.

UM PROBLEMA, VÁRIAS EXPLICAÇÕES

Para explicar o que pode causar esse desvio, Leonardo conta que existem alguns fatores responsáveis pelo desalinhamento, como a má formação esquelética, os dentes de tamanhos diferentes e até as restaurações mal executadas. A lista ainda segue com outras explicações como o mau posicionamento dentário, seja porque os dentes se espalharam para ocupar os espaços que sobraram (diastemas) ou porque se juntaram pela falta dele (apinhamento), por exemplo. Seja pelo motivo que for, a questão é que essa alteração pode ser mais complexa do que parece.

UM SORRISO TORTO PODE PREJUDICAR NÃO SÓ A APARÊNCIA

Quando se falam em prejuízos, a estética não é a única em jogo. Falar de uma arcada dentária fora da posição normal é falar de possíveis alterações complexas na saúde bucal. “Desvios de linha média decorrentes de mal posicionamento dental, ou alterações na mordida, ou ausências dentais podem prejudicar todo funcionamento do oral, como alterações na mastigação, disfunções na ATM (Articulação Temporo-Mandibular) podendo provocar dor de cabeça ou dor ao mastigar”, esclarece o especialista.

O ORTODONTISTA PODE TE AJUDAR

Para corrigir o sorriso, Leonardo garante que o primeiro passo é procurar um ortodontista e realizar uma avaliação. A partir dela, será escolhido o tratamento necessário, baseado no real motivo do desvio. Procure um especialista e discuta as opções baseadas no diagnóstico. Como em todos os casos que envolvem a saúde da boca, a melhor saída para o problema só pode ser encontrada pelo seu dentista.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário