Sorriso é “reativado” com boas recordações, diz pesquisa

Sorrisos são contagiosos – mesmo quando são lembrados. Uma pesquisa da International School for Advanced Studies (Sissa), divulgada neste mês de janeiro, afirma que para trazer de volta emoções de momentos vividos, positivos ou negativos, as pessoas “reativam” a expressão correspondente ao sentimento da recordação. Em outras palavras: quando nos lembramos de um sorriso, por exemplo, sorrimos também.

“Na prática, quando vemos alguém sorrir, nós tendemos a fazer o mesmo para mostrar que apreciamos o sentimento daquela pessoa”, diz Jenny Baumeister, pesquisadora do Sissa. “Nós verificamos essa reação na memória e avaliamos se ocorre o mesmo quando tentamos recordar uma emoção”, acrescenta.

Nos experimentos, os participantes foram convidados a cumprir uma tarefa que envolvia lembrar-se de emoções. Para controlar as expressões faciais de parte deles, os pesquisadores utilizaram uma máscara de argila que as bloqueou. O restante dos que participaram ficaram com o rosto livre.

Resultado: a tentativa de recuperar uma lembrança com o rosto “bloqueado” pela argila foi muito pior que sem ela – quando os participantes puderam se expressar.

“Os dados confirmaram que ao ‘reativar’ o padrão motor associado à emoção, ajudamos na recuperação do sentimento. Isso sugere que, juntamente com as memórias, nós também guardamos as informações motoras e as reutilizamos quando há recordação dos fatos”, explica Raffaela Rumiati, professora e coordenadora do estudo na Sissa.

Portanto, colecione momentos felizes e lembre-se deles sempre para sorrir! Mesmo nos momentos ruins, para torná-los mais positivos em sua memória.

Fonte: Aqui tem sorriso 

      

Comentários

Tags ;

Nenhum Comentário