Retenção de alimentos na cavidade oral: Entenda o que isso pode causar na sua saúde

15032-costuma-ficar-com-alimentos-presos-entre-slider_medias-1Você costuma ficar com alimentos presos entre os dentes após as refeições? Fique de olho! Entenda os riscos dessa situação para sua saúde bucal e saiba o que fazer para evitá-la

Após certas refeições, alguns alimentos podem ficar presos nos espacinhos que existem na nossa boca. Se essa situação se repete com frequência é melhor ficar alerta! A constante retenção de alimentos na cavidade oral pode resultar em problemas para a sua saúde bucal, e existem alguns quadros que facilitam que essa situação aconteça. Como o cuidado com nosso sorriso é um assunto delicado, o Sorrisologia conversou com a dentista Heloísa Crisóstomo para entender quais são os riscos dessa situação e o que deve ser feito nesses casos.

CAUSAS DA RETENÇÃO DE ALIMENTOS NA CAVIDADE ORAL

Dentro da cavidade oral, existem os dentes incisivos, caninos, molares, pré-molares e sisos. Cada um deles possui uma forma e função. “É importante todo esse conjunto estar em harmonia para que seja preservada toda a função do sistema estomatognático”, explica a dentista. Os problemas de retenção de alimentos se iniciam quando aparecem espaços entre os dentes, fraturas ou cavidades dentárias. De modo geral, os alimentos ficam retidos entre os dentes quando não possuem ponto de contato entre eles, ou seja, um ligeiro toque entre um dente e outro.

É importante, portanto, não deixar alimentos retidos na cavidade oral porque eles podem causar sérios problemas para sua saúde bucal. “Quando presos entre os dentes, acabam gerando inflamação gengival, e caso fiquem presos na cavidade dentária, levam a putrefação dos alimentos, acúmulo de bactérias e instalação de cárie”, esclarece Heloísa.

TRATAMENTOS PARA ESSE QUADRO

O tratamento para amenizar os danos causados à saúde bucal vai variar de acordo com a causa. Quando a pessoa começa a se queixar de incômodo por alimentos retidos após as refeições, é indispensável procurar um dentista o mais rápido possível. O profissional provavelmente solicitará uma radiografia e irá avaliar melhor cada caso para propor um tratamento específico.

CUIDADO COM O PALITO DE MADEIRA!

Fique de olho! Presente nas mesas de quase todos os restaurantes, esse utensílio pode ser prático, mas é também um perigo para os dentes. A dentista alerta. “Quando ocorre a retenção de alimentos, o principal é não utilizar palito de dente de madeira”. Esse item pode agredir a gengiva, podendo aumentar o espaço entre um dente e outro, o que favorece a retenção. Para evitar esses problemas, é só cuidar da sua higiene bucal com os instrumentos adequados, utilizando o fio dental diariamente e realizando a escovação após todas as refeições.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário