Restaurações recuperam a estética de dentes desgastados pelo bruxismo?

13884-apos-um-longo-periodo-com-bruxismo-seus-slider_medias-1Após um longo período com bruxismo seus dentes sofreram um grande desgaste. E agora, será que a restauração dentária é a melhor solução para reparar o problema?

 

O incômodo chegou ao fim. Após passar muito tempo com dores na cabeça e na região do maxilar, você finalmente conseguiu controlar o bruxismo. Isso não seria possível sem a ajuda de um dentista especialista no assunto e sessões de terapia com o psicólogo. Agora que o distúrbio está contido, ficaram alguns desgastes na estrutura dos dentes devido ao apertamento e o hábito de ranger. Para não refletir em maiores complicações, qual seria a melhor solução para este problema?

A RESTAURAÇÃO É A MELHOR ESCOLHA DE TRATAMENTO?

O bruxismo é uma condição decorrente do ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou ao longo da noite. Esse ato involuntário realizado frequentemente pode causar muitas falhas e desgastes na estrutura dentária, prejudicando a estética e a função dos dentes – existem casos em que a forma dos dentes fica totalmente alterada. A pessoa pode ter cárie, sensibilidade dentária e, nos casos mais graves, corre sérios riscos de perder um dos elementos. E, para corrigir isso, a dentista Lilian Lessa garante. “Restaurações dentárias podem recuperar a estética de dentes que sofreram desgaste pelo bruxismo”.

O TIPO DE RESTAURAÇÃO MAIS INDICADA

Para indicar o melhor tratamento ao paciente que teve bruxismo, o dentista deverá avaliar a quantidade de desgaste que os dentes sofreram. De acordo com a profissional, pequenas corrosões podem ser restauradas de maneira mais simples através da resina composta. Já os defeitos mais severos, que comprometem grande parte da estrutura do esmalte dentário, devem ser restaurados com porcelana. De qualquer forma o dentista precisa analisar todo o cenário antes de escolher a terapia, pois, muitas vezes, é preciso realizar outro tipo de procedimento antes da restauração. “Dependendo do tamanho do desgaste pode ser necessário realizar tratamento de canal antes de fazer a restauração em porcelana”, explica.

É IMPORTANTE CUIDAR DO BRUXISMO

O tratamento com restauração é a melhor forma de recuperar a estética e a função dos dentes desgastados. No entanto, de nada adianta corrigir as imperfeições se o problema não for tratado pela raiz, ou seja, é imprescindível controlar o bruxismo. Quem sofre do distúrbio exerce sobre os dentes uma força excessiva que pode refletir no rompimento das restaurações. “Por esse motivo, é importante lembrar que devemos realizar o tratamento do bruxismo. Uma alternativa bastante utilizada é o uso de placa miorrelaxante”, indica Lilian. Essas placas são feitas de acrílico e ajudam no controle dos músculos responsáveis pelo problema. Para descobrir o tratamento mais adequado, não deixe de consultar o seu dentista.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário