Quem usa aparelho ortodôntico pode praticar esportes com protetor bucal?

11623-os-dentistas-recomendam-o-uso-de-proteto-slider_medias-2Os dentistas recomendam o uso de protetor bucal para as práticas esportivas como forma de proteção de toda cavidade oral. Mas para quem usa aparelho ortodôntico, será que o dispositivo pode atrapalhar? Confira nas palavras de uma especialista

Se você começou o tratamento com aparelho fixo há pouco tempo, provavelmente já notou que alguns cuidados passaram a fazer parte da rotina. Apesar de precisar abrir mão de um hábito ou outro, a prática de esportes está longe de ser um deles. Por mais que seja normal ter medo de se machucar e atrapalhar o tratamento, a cirurgiã-dentista Viviane Fellows garante: é perfeitamente possível cuidar ao mesmo tempo tanto da saúde bucal quanto da saúde do corpo. Agora, para manter a rotina de exercícios sem medo, entenda mais sobre o assunto e descubra como prevenir acidentes durante a prática de atividades físicas.

OS RISCOS

O contato corpo a corpo é quase inevitável na maioria dos esportes mais praticados, seja no futebol, no vôlei ou em qualquer outra modalidade. “A maioria dos exercícios requer agilidade. O paciente fica sujeito a movimentos de velocidade ou até mesmo de força, e isso pode proporcionar acidentes com o aparelho”, explica a dentista. Assim, episódios como esbarrões e outros imprevistos desagradáveis podem gerar não só desconfortos momentâneos, mas também acidentes mais graves, como o comprometimento do tratamento. Por esses motivos, é importante levar a proteção a sério.

E AGORA, COMO SE PROTEGER?

O maior aliado na hora de realizar qualquer tipo de esporte é o protetor bucal. Ele nada mais é do que um tipo de aparelho móvel que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer impacto durante o exercício. “O protetor, no entanto, deve ser próprio para quem faz o tratamento fixo. A estrutura certa possui nichos que se encaixam nos dentes e se acomodam ao bráquete”, destaca Viviane. Dessa forma, o aparelho não será danificado, nem o ferro causará danos internos à boca no caso de alguma pancada.

SEM DESCULPAS PARA NÃO SE EXERCITAR

É importante lembrar que, apesar da necessidade de cuidados específicos, nenhum esporte está cortado da lista. Quem usa aparelho ortodôntico pode praticar exercícios como qualquer outra pessoa. No entanto, para modalidades que apresentem risco de queda ou traumas na região bucal, é melhor prevenir do que correr atrás de um possível prejuízo. Se a intenção é se divertir, basta acrescentar um pouco mais de cuidado e aproveitar. Manter uma vida ativa e a saúde bucal em dia pode ser mais fácil do que se imagina.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário