Quem tem herpes labial pode beijar? Saiba conviver com o vírus e ter uma vida normal

11247-o-herpes-labial-e-chatinho-e-surge-nos-m-slider_medias-1O herpes labial é chatinho e surge nos momentos mais inconvenientes. Será que quem possui o vírus pode beijar? Descubra nas palavras de uma dermatologista

 

Chegou o dia daquele encontro tão esperado, mas ao acordar você logo notou aquela feridinha desagradável na região dos lábios. O famoso herpes. E agora? Bem comum na população em geral, o herpes simples é causado pelo vírus conhecido cientificamente por HSV-1. Apesar de não haver cura, ter esse problema não significa que você precisa viver de forma privada. Evitar momentos como ir à praia, usar batom ou beijar não faz bem nem para saúde, muito menos para a autoestima. É possível fazer tudo isso, porém com algumas condições. A dermatologista Erika Aguiar ensina como.

PODE BEIJAR, MAS SEM FERIDINHAS

Esse vírus pode ser transmitido através do contato com a lesão ou do compartilhamento de objetos, como toalha e maquiagem. Daí você pensa: “isso quer dizer que se tenho herpes não posso beijar?”. Engano seu. Porém, o beijo só pode acontecer fora do período de infecção, como a dermatologista explica. “Deve-se evitar beijar na fase inicial até o momento de cicatrização total, quando já existe a crosta em que a transmissão já não ocorre mais”.

Quando uma pessoa infectada beija outra durante o episódio de infecção, a transmissão torna-se possível. Então se isso aconteceu justo no dia do seu encontro, infelizmente, é melhor adiar. Recupere sua saúde para, então, poder beijar muito e sem o menor risco ou culpa, combinado?

PODE IR À PRAIA, MAS PROTEJA-SE DO SOL

Seja um dia ensolarado ou nublado, os raios UV estão sempre presentes. É preciso proteger a pele para não haver problemas, como insolação, manchinhas ou câncer. Quem tem herpes tende a sofrer com os dias mais quentes. Mas existem formas de o paciente curtir essa época do ano sem se preocupar com possíveis lesões. “Deve-se evitar a exposição ao sol, alimentar-se bem e usar um creme cicatrizante de acordo com a orientação do dermatologista”, explica Erika.

CUIDE-SE E LEVE UMA VIDA NORMAL

Se você tem herpes e quer passar por todos esses momentos mais vezes, precisa cuidar da sua saúde e seguir todas as recomendações do dermatologista para não ter tantos episódios de feridas. Siga essas dicas:

– Adote uma alimentação saudável para manter seu sistema imunológico em alta.

– Visite seu médico sempre que for preciso para acompanhar e tratar do vírus.

– Use medicações de acordo com as dicas do profissional.

– O herpes tem afinidade pelas terminações nervosas. Então, tente não se estressar para evitar possíveis crises.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário