Quais os riscos de colocar aparelho ortodôntico apenas por estética?

Durante a adolescência a aparência física assume uma importância significativa na construção da identidade pessoal. Fatores sociais, culturais, psicológicos e pessoais influenciam na autopercepção do corpo e, inclusive, da aparência dentária. Moda, consumo e status estão interligados. Não podemos impor ou proibir um comportamento, mas podemos esclarecer as consequências de cada escolha.

A instalação dos aparelhos falsos tem sido feita por pessoas sem formação odontológica e sem o mínimo cuidado com a higiene e biossegurança. As ligaduras elásticas (borrachinhas coloridas) acumulam muitos resíduos. Sem orientação de higiene adequada e sem o acompanhamento de um profissional responsável, haverá um grande aumento de biofilme ao redor do fio e do elástico, que pode levar à descalcificação do esmalte dos dentes (manchas brancas), inflamação gengivaltártaro, sangramento, cárie e mau hálito.

O aparelho instalado sem planejamento e sem controle de um profissional habilitado pode causar movimentos inadequados dos dentes. Isso pode aumentar o desalinhamento e provocar reabsorção óssea de forma irreversível, levando até a perda de dentes.

A movimentação desordenada dos dentes compromete a oclusão, a mastigação e o funcionamento da ATM (articulação têmporo mandibular). Isso pode resultar em dores na face, de cabeça e de ouvido por causa da alteração dos movimentos dos músculos da mastigação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o órgão que regulamenta todos os produtos usados em tratamentos que entram em contato com o corpo humano. Os materiais falsos, que não têm a aprovação da Anvisa, também não têm garantia de que seu uso não possa prejudicar o esmalte dos dentes e trazer lesões na mucosa da boca. Esse material pode ser tóxico, inclusive cancerígeno, e causar vários problemas à saúde – desde uma simples gengivite, retração na gengiva, até lesões que levam à perda dos dentes.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) alerta e pede para que as pessoas não comprem e não usem aparelho ortodôntico sem a indicação de um cirurgião-dentista, pois isso prejudica a saúde bucal e, muitas vezes, causa danos sem recuperação.

Fonte: Minha Vida

      

Comentários

Nenhum Comentário