Prótese de carga imediata: Para quem ela é indicada?

14004-voce-ficou-sabendo-da-possibilidade-de-c-slider_medias-1Você ficou sabendo da possibilidade de colocar prótese sobre implantes no mesmo dia. Mas será que esse procedimento pode ser indicado para qualquer pessoa?

 

Perder um dente é uma situação bem complicada. A falta desse elemento acaba afetando diretamente na sua autoestima e bem-estar de diversas maneiras. Embora existam muitas técnicas para tratar o problema, a maioria das reposições dentárias levam algumas semanas e até meses para serem feitas. Mas graças a evolução da odontologia, existe um meio de recuperar seu sorriso em apenas uma consulta, com a prótese ou implante de carga imediata. Mas será que qualquer pessoa pode passar pelo procedimento? Para quem costuma ser indicado? A especialista em prótese Elis Regina explica ao Sorrisologia.

ENTENDA COMO O PROCEDIMENTO É REALIZADO

Perder um dente e conseguir recuperá-lo com implante em pouco tempo é o desejo de muita gente. Ainda bem que com o tratamento de prótese de carga imediata, conhecido como “dentes no mesmo dia”, essa reposição se tornou possível. “Consiste em coroas ou pontes provisórias que irão se fixar ao parafuso de titânio logo após a sua inserção no osso, ou seja, no mesmo dia da cirurgia”, afirma a dentista. Após um tempo, a prótese precisa ser trocada por uma definitiva que vai durar por alguns anos.

A técnica é reproduzida de maneira bem simples. “Primeiro, o implante é colocado e vai servir com uma espécie de guia cirúrgico para o restante do procedimento. A partir daí, serão realizadas algumas provas de próteses para saber se a cor e o tamanho estão adequados e em equilíbrio com os outros dentes”. Tudo isso consegue ser feito em apenas uma consulta.

QUALQUER PESSOA PODE USAR?

Embora seja um procedimento muito recomendado pelos dentistas, não é indicado para todos os tipos de pacientes. De acordo com Elis, é necessário que a pessoa tenha um perfil ósseo adequado com altura e espessura capazes de suportar o implante, além de estar apto para fazer uma cirurgia extensa. Também não pode haver nenhum problema de cicatrização ou doenças que levam a este quadro, como diabetes descompensado. “Outras complicações como o bruxismo e a osteoporose não são compatíveis com esse tratamento”, garante. Agora, se você tem uma boa saúde bucal e geral, pratica bons hábitos e não possui nenhum vício, como o fumo ou o alcoolismo, a colocação da prótese imediata será feita com sucesso!

RAZÕES PARA ADERIR À TÉCNICA IMEDIATA

Existem vários motivos para escolher a prótese imediata. Muitos você até consegue notar logo no primeiro dia em que é colocada. “É feito apenas com um procedimento cirúrgico, o que reduz o tempo de tratamento e a estética do sorriso é devolvida em curto prazo”, esclarece a especialista. Sem falar das vantagens diárias como o conforto bucal, a melhora da fonética, a estabilidade dos tecidos gengivais e a simplicidade em realizar a higiene bucal. Ficou interessado? Fale com seu dentista sobre a possibilidade de fazer o tratamento. Você só tem a ganhar!
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário