Prós e contras da cebola para a saúde bucal

14214-seja-voce-ou-nao-um-grande-apreciador-de-slider_medias-1Seja você ou não um grande apreciador de cebola, a verdade é que ela tem lá seus benefícios na saúde do seu sorriso. Vem conhecer com o Sorrisologia

 

Tem gente que não vive sem esse alimento e outras que não gostam nem de pegar nele. A cebola traz essa reação a muita gente, mas precisamos concordar que ela é responsável por deixar qualquer refeição mais saborosa e bem temperada. Além de trazer grandes benefícios ao paladar e à saúde geral, essa especiaria causa alguns efeitos positivos e negativos na boca das pessoas. Pensando nisso, o Sorrisologia resolveu mostrar todos os impactos da cebola na saúde bucal e ainda indica o melhor jeito de consumir o alimento.

PRÓ: É UM ALIMENTO QUE CONTÉM FLÚOR

Nós já vimos que o flúor traz muitos benefícios à saúde bucal, como fortalecer o esmalte dentário e proteger os dentes da cárie. Mas essa substância não existe somente no creme dental, muitos alimentos contêm flúor em sua composição e um deles é a cebola. O dentista Robson Caumo explica que a cebola e o alho, são dois temperos bem importantes quando se trata de saúde bucal. “Esses dois alimentos possuem grande quantidade de flúor e, por isso, vale a pena incluí-los sempre na alimentação”. Consumindo esses alimentos da maneira certa, seu sorriso ficará mais saudável e protegido das doenças bucais.

CONTRA: CAUSA MAU HÁLITO

Tem gente que evita comer cebola, pois diz que causa um tremendo mau hálito. De fato a cebola deixa um cheiro ruim na boca, tudo isso porque o alimento tem muitos compostos derivados do enxofre, elemento responsável pelo mau odor. Apesar de ser bem forte, o efeito é passageiro e acaba em algumas horas após a ingestão. Entretanto, dependendo da quantidade que você comeu e do seu metabolismo, o cheiro pode levar horas ou até o dia seguinte para sair.

É POSSÍVEL FAZER DA CEBOLA SUA ALIADA

Agora que você já conhece os efeitos da cebola para sua saúde bucal, deu pra notar que vale muito a pena incluir a cebola no seu cardápio. O mau hálito aparece sim, mas porque consumimos este alimento de uma forma bem exagerada. A boa notícia é que não precisa excluí-lo da sua alimentação, basta diminuir a quantidade.

Ah, e não esqueça daquela higiene caprichada após consumir o alimento, certo? Só essa prática consegue amenizar o gosto e o cheiro ruim que fica na boca. Faça isso usando uma escova recomendada pelo seu dentista e a quantidade certa de creme dental com flúor. Escove todas as partes da boca, inclusive a língua, que acumula bastante saburra – responsável por boa parte dos casos de mau hálito.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário