Posso fazer clareamento em um dente que escureceu após o tratamento de canal?

15787-voce-vai-precisar-fazer-um-tratamento-de-slider_medias-1
Você vai precisar fazer um tratamento de canal, mas está com medo de que seus dentes fiquem escuros. E agora, será que o clareamento pode ser a solução?

Descobrir que vai passar por um tratamento de canal no dente não é nada animador. No entanto, esse processo é essencial para reestabelecer sua saúde bucal e deixar seu sorriso perfeito. Agora, além do fator dor que as pessoas tanto temem – mas que está longe de ser esse terror todo – existe outro incômodo quanto a esse procedimento: o escurecimento dos dentes. “Mas como ele vai ser perfeito se meus dentes vão estar escuros?” você pode pensar. Mesmo que eles realmente fiquem assim, existem algumas formas de reverter essa situação, e o clareamento dental está entre elas. Mas será possível realizar esse tratamento em dente com canal? A especialista Sophia Cabaleiro responde essa dúvida.

TRATAMENTO DE CANAL PODE ESCURECER OS DENTES. VERDADE OU MENTIRA?

Além do grande medo de sentir dor, outro fator faz com que o tratamento de canal seja temido: o medo de que ele escureça os dentes. Mas será que isso realmente pode acontecer? A dentista afirma que sim. “Esse é um fato que pode acontecer nos dentes anteriores devido à alguns fatores como restos de material obturador na parte mais coronária do dente ou hemorragia após remoção pulpar que não foi controlada”, esclarece ela.

É POSSÍVEL EVITAR O ESCURECIMENTO DOS DENTES

Apesar de ser uma possibilidade, isso não quer dizer que o canal vá obrigatoriamente deixar os dentes mais escuros. Com a evolução do tratamento e o surgimento de novas técnicas, as chances do dente escurecer após o canal diminuíram bastante, e se tornou mais fácil evitar essa consequência. “Cabe ao profissional tomar as devidas condutas para que esse risco diminua”, diz ela. Realizar uma boa irrigação durante o procedimento e uma limpeza adequada da porção coronária após a obturação estão entre os cuidados que precisam ser tomados.

É INDICADO FAZER CLAREAMENTO EM DENTE COM CANAL?

“Se houver escurecimento do dente, sim”, responde Sophia. Nesses casos, o clareamento endógeno, como é chamado para dentes tratados de canal, é uma boa opção para deixar os dentes claros novamente.

Mas será que o clareamento devolve a cor original dos dentes? “É difícil afirmar o quanto é possível clarear, pois o sucesso depende de muitos fatores”, afirma a especialista. Entre eles estão a intensidade do escurecimento, a presença de resinas antigas, o tom da cor do dente vizinho, a espessura do dente… Caso não atinja o resultado esperado, não precisa se desesperar! Outras formas de tratamento podem ser indicadas para se alcançar um sorriso ainda mais branco, como as coroas e as facetas. Converse com seu dentista e descubra qual é a melhor opção para o seu caso!

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário