post1

Sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes geralmente é causada pelo desgaste do esmalte do dente causando dor quando estes são expostos a temperaturas quentes ou frias. Esta sensibilidade também pode ocorrer devido a tratamento de clareamento dental, restauração, limpeza dental ou retração da gengiva que deixa exposta a raiz do dente causando dor. A sensibilidade nos dentes causada pelo calor, frio ou acidez faz com que a higiene bucal seja comprometida favorecendo o aparecimento de cáries e de doenças na gengiva.

Causas da sensibilidade nos dentes 

 As causas mais comuns da sensibilidade nos dentes são:

 Escovação incorreta;

Uso de aparelho ortodôntico;

Gengivites;

Bebidas ácidas que causam o desgaste do esmalte do dente;

Bruxismo;

Clareamento dentário;

Fratura do dente ou restauração mal feita.

As variações hormonais da gravidez também podem causar sensibilidade nos dentes e o que se recomenda fazer neste caso é usar uma pasta de dente para dentes sensíveis.

 Os sintomas de sensibilidade nos dentes podem ser acompanhados por outros que afetam a boca como :

 Gengivas retraídas;

Mau hálito;

Mudança no paladar;

Vermelhidão e inchaço das gengivas.

Sensibilidade nos dentes tem cura

A sensibilidade nos dentes tem cura e com tratamento adequado indicado pelo dentista permite que o indivíduo leve uma vida normal voltando a se alimentar sem causar dor e irritação aos dentes.

 O que fazer para sensibilidade dos dentes:

 O que se pode fazer em caso de sensibilidade nos dentes é seguir as orientações do dentista após identificar a causa da dor. O dentista pode tratar a sensibilidade nos dentes no consultório com tratamentos que incluem:

Cirurgia de para colocar a gengiva no lugar cobrindo a raiz do dente quando hipersensibilidade é provocada pela retração da gengiva e a raiz dos dentes fica exposta;

Tratamento com laser que contém ação analgésica e anti-inflamatória para reduzir hipersensibilidade e acelerar a composição da camada que cobre os dentes;

Aplicação de verniz e gel com flúor para fortalecer a superfície dentária ou restaurações com resina.

Alguns cuidados com os dentes em casa após consulta ao dentista são importantes para fortalecer a superfície do dente e prevenir a dor devido a sensibilidade dentaria como:

 Não usar força na escovação;

Usar escova de cerdas macias e creme dental específico para dentes sensíveis;

Fazer bochechos com enxaguatórios que contenha flúor.

A consulta ao dentista é importante para evitar complicações graves como complicações cardiovasculares que podem ser causadas pelas bactérias presentes na boca que podem chegar a corrente sanguínea.

Nenhum Comentário