post1

Aparelho Bucal é eficiente contra dor de cabeça matinal.

A dor de cabeça é um sintoma incômodo, que pode ser causado por diferentes fatores e que prejudica a qualidade de vida das pessoas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 76% das mulheres e 57% dos homens têm no mínimo um episódio de dor de cabeça por mês. Os dados ainda apontam que 99% das pessoas do sexo feminino e 93% do sexo masculino se queixam de dores de cabeça ao longo da vida. “Existem pelo menos 150 tipos diferentes de cefaleias e cada uma está relacionada a uma causa, como alimentação, estresse, tensões musculares, hipertensão, inflamações e doenças graves como tumores”, explica Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.

Köhler aponta que os distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva das vias aéreas, que incluem o nariz, a rinofaringe e a orofaringe, e os distúrbios craniofaciais – relacionados às articulações temporomandibulares, também denominadas ATM’s – são as principais causas das chamadas cefaleias matinais ou tensionais. “As dores de cabeça matinais são caracterizadas por aparecerem assim que o indivíduo acorda e podem se repetir várias vezes na semana ou até mesmo diariamente, tornando a vida do paciente desconfortante e alterando seu comportamento diurno”, esclarece o especialista.

Os distúrbios craniofaciais, também conhecidos como disfunção das ATM’s, estão associados à movimentação excessiva da musculatura responsável pela mastigação e dos músculos temporais, o que resulta no apertamento dos dentes durante a noite e que tem como consequências o surgimento das cefaleias matinais. “O apertamento também é destrutivo para os dentes, para a musculatura que envolve o crânio e da face e para as ATM’s. Os prejuízos são tanto para a parte óssea quanto para o disco (uma espécie de ‘menisco’) que separa as articulações”, ressalta o ortodontista.

Segundo estudos realizados pela Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders, as disfunções craniomandibulares têm seu pico de incidência em adultos jovens, com idade entre 20 e 40 anos, e atinge principalmente o sexo feminino. “A Odontologia Neuromuscular é uma nova área que estuda estas questões de forma conjunta e não apenas olhando para os dentes como causadores, como se acreditava até algum tempo atrás. Por isso, os tratamentos para os distúrbios do sono e das ATM’s devem ser tratados em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, enfatiza.

Coroa— parte superior do dente, geralmente a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.

Linha de junção dos dentes e da gengiva—sem a escovação e uso adequado do fio dental, nesta área podem se formar a placa e o tártaro, causando gengivite e outros males.

Raiz—parte do dente que está dentro do osso. A raiz, que mantém o dente inserido no osso, constitui mais ou menos dois terços do seu tamanho.

Esmalte— a camada mais externa da superfície do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.

Dentina— camada dentária situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que vão diretamente à polpa do dente.

Polpa—tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sanguíneos. Quando a cárie atingir essa área, as pessoas geralmente sentem dor.

Quais são os nomes dos dentes?

Cada dente tem uma função ou tarefa específica (Consulte a ilustração do arco dental nesta seção e identifique cada tipo de dente):

Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos.

Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos..

Pré-molares— com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.

Molares— para triturar os alimentos, estes dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida.

 

Nenhum Comentário