Por que os espaçadores ortodônticos causam tanta dor?

14194-colocar-essas-borrachinhas-doi-bastante-slider_medias-1Colocar essas borrachinhas dói bastante, mas é possível passar por esse momento de forma positiva e sem grandes incômodos. O ortodontista Caio Botta diz como

 

Só quem usa ou já usou aparelho sabe a dor e o incômodo de colocar espaçador ortodôntico. São aquelas borrachinhas elásticas que os dentistas instalam entre os dentes molares antes de colocar todas as estruturas do acessório. Mas por que essas pecinhas causam tanto desconforto para o nosso sorriso? Existe alguma forma de amenizar os incômodos? O ortodontista Caio Botta dá dicas de como encarar esse momento com paciência e sem pensar em desistir do tratamento.

A CAUSA DE TANTO DESCONFORTO

A dor nesta etapa de colocação do aparelho é normal, então fique tranquilo! As borrachinhas têm o papel de separar os dentes para colocar as bandas que vão segurar os fios do acessório. De acordo com o especialista, o espaçador tem dois motivos para causar tanto desconforto: a abertura do espaço e sua presença constante entre os dentes. “Muitos pacientes não reclamam de dores com o elástico separador, mas se queixam da presença dele entre os dentes”, esclarece. Outras pessoas também reclamam de desconforto devido a movimentação dos dentes. Mas fica tranquilo, pois com o passar dos dias ele tende a diminuir.

EXISTE UM MEIO DE TRATAR A DOR

Se estiver incomodando muito, Caio indica tomar um analgésico recomendado pelo dentista e avisa: evite se automedicar! “Contacte seu ortodontista e peça orientação, pois você pode ter alergias ou outras complicações pelo uso incorreto de medicamentos”. Qualquer dúvida, fale sempre com o profissional. Medidas caseiras nem sempre podem resolver o seu problema e, muitas das vezes, acabam agravando.

De qualquer forma, não é saudável sentir dor. E mesmo que seja uma reação comum da borrachinha, procure seu dentista para aliviar o incômodo. Muitos pacientes no início têm dificuldades em mastigar certos alimentos. Por isso, além de tomar a medicação, prefira refeições mais líquidas ou pastosas nos primeiros dias, como sopa ou legumes amassados. Uma alimentação adequada também ajuda bastante a passar por esse período da melhor forma.

NÃO DEIXE DE FAZER A HIGIENE

Mesmo que a dor seja um problema, não deixe de fazer sua higiene bucal. Na área em que os espaçadores estão localizados, o ideal é realizar a limpeza apenas com a escova. Prefira sempre uma ferramenta com cerdas macias e finas para alcançar todas as partes dos dentes. Nas outras regiões do sorriso não deixe de passar o fio dental. Só ele consegue tirar todos os restinhos de comida que ficaram ali presos entre os dentes. Praticando todas essas medidas, é possível encarar as borrachinhas de forma positiva. Lembre-se que todo o esforço vai valer a pena para ter um sorriso mais bonito e alinhado.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário