Por que descobrir o câncer de boca precocemente é importante?

11556-prevenir-e-sempre-melhor-do-que-remediar-slider_medias-1Prevenir é sempre melhor do que remediar, ainda mais quando falamos de saúde bucal. Pensando nisso, o Sorrisologia convidou o patologista Daniel Cohen para explicar a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca para o bem do seu sorriso

 

A gente sempre ouve que a prevenção é importante para tudo na vida. Para a saúde, então, nem se fala. O procedimento nos ajuda a descobrir o quanto antes problemas que, se não forem tratados logo, trazem complicações bem chatinhas de lidar. Muita gente até evita de descobrir o que tem com medo de ser um problema grave de saúde, como o câncer de boca. Porém, o importante é entender como a descoberta precoce é crucial no tratamento e que, além de tudo, você não tem que enfrentar isso sozinho. Não deixe para procurar o especialista só quando notar os sintomas mais fortes.

O DIAGNÓSTICO PRECOCE FAZ DIFERENÇA

Quando o câncer de boca é diagnosticado nos estágios de lesões que precedem a doença, muitas vezes a cirurgia para sua remoção é tão simples quanto a remoção de uma pinta pelo dermatologista, segundo o estomatologista Daniel Cohen. “Quanto mais tarde, maior o risco de uma cirurgia complicada, e muitas vezes a radioterapia e quimioterapia são incapazes de reduzir o tumor para ser removido sem comprometer as estruturas vitais do paciente”. No momento em que estes quadros são acompanhados por profissionais, uma biópsia pode esclarecer o caso bem antes de se tornar fatal ou causar sequelas.

FIQUE ATENTO AOS ALERTAS DO CÂNCER

Muita gente pensa que o câncer de boca sempre causa dor na região. Em seus estágios iniciais, o paciente não necessariamente vai sentir esse alerta. Por este motivo se faz ainda mais necessária a avaliação de um estomatologista. “A dor ocorre quando as células tumorais começam invadir os nervos ou áreas suficientes para gerar inflamação em excesso que possa levar ao quadro álgico (da dor)”. Geralmente é um sinal de diagnóstico tardio.

O QUE FAZER QUANDO PRESSENTIR OS SINTOMAS?

A principal recomendação é a procura de um profissional. “O que leva ao atraso do diagnóstico no câncer de boca é a demora para procurar o especialista quando apresenta alguma lesão que deve ser investigada”. Nunca subestime qualquer ferida na cavidade bucal. O dentista completa dizendo que o autoexame ajuda a descobrir essas lesões no ambiente e sua realização se torna extremamente importante para descobrir a doença o quanto antes. Não deixe de fazer o seu regularmente e manter sua boca saudável.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário