O sorriso pode ser um diferencial para o mercado de trabalho?

13734-chegou-a-sua-vez-de-encarar-o-mercado-de-slider_medias-1Chegou a sua vez de encarar o mercado de trabalho. Será que o seu sorriso pode ser um diferencial neste momento? Profissionais responderam ao Sorrisologia

 

Com o crescimento do número de profissionais capacitados no mercado ocorreu a intensificação da competição por vagas de trabalho, o que exige dos profissionais maior qualificação e a busca por diferenciais que mostrem ao contratante por que sua presença na empresa é indispensável. Para avaliadores responsáveis por contratações, proatividade, dinamismo e competência fazem toda diferença. No entanto, nessa lista a boa aparência também entra como fator determinante — que inclui, entre outros pontos, boa saúde bucal.

POR QUE A MINHA APARÊNCIA IMPACTA MINHA CARREIRA PROFISSIONAL?

Um dos muitos estudos realizados acerca do tema garante que boa aparência física influencia positivamente na hora de conseguir aquela vaga por conta de sua relação direta com a atração social dos indivíduos. Se você parar para pensar, faz sentido que pessoas com aspecto saudável e bem-cuidado tenham mais sucesso em entrevistas de emprego por passarem a impressão de serem, de uma forma geral, mais zelosas. Sobre isso, Mariana Granado, gerente de RH, reforça o pensamento. “O sorriso é o primeiro impacto positivo que o recrutador espera do candidato. É um medidor de satisfação. Já nos demonstra interesse e simpatia”, diz.

O QUE POSSO FAZER PARA TER UMA BOA APARÊNCIA?

Muitas são as atitudes que podem beneficiar as pessoas nesse aspecto, mas comece cuidando de sua saúde bucal. Os dentes são seu maior cartão de visitas e podem definir se aquele emprego será seu ou não. Faça a seguinte experiência: feche os olhos e pense em todas as pessoas com pouca higiene bucal, dentes muito tortos ou mau hálito que você conheceu na vida. Qual foi seu primeiro pensamento sobre elas?

A ortodontista Silvia Reis garante que a aparência agradável do sorriso é fundamental para causar uma boa impressão e acrescenta que as características citadas acima quando percebidas pelo entrevistador, certamente reduzem significativamente as chances de emprego de qualquer pessoa para qualquer função. As indicações da profissional de odontologia para manter a saúde de seus dentes e gengiva são claras e bem simples. “A boa higiene bucal está associada à escovação adequada e ao uso rotineiro do fio dental”, comenta.

USAR APARELHO ORTODÔNTICO REDUZ MINHAS CHANCES EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

Silvia tem uma resposta animadora à pergunta. Para ela, o uso do aparelho nos dentes pode, na verdade, aumentar as chances de conquista de vagas, já que evidencia a preocupação com a saúde e a estética por parte do candidato — características fundamentais em quaisquer relações sociais, principalmente em uma entrevista de emprego.

Ela ainda dá a dica: “Alguns aparelhos são totalmente invisíveis ou ainda podem ser retirados durante a entrevista. Esses aparelhos têm a vantagem de proporcionar um sorriso saudável e estético já durante o tratamento”, comenta a dentista. Vale ressaltar que somente o ortodontista é capaz de saber que tipo de aparelho é mais indicado para cada paciente.

SORRIA E VÁ EM BUSCA DA SUA VAGA!

No mais, se você se preparou para esse momento não há o que temer, conforme comenta Mariana Granado. “O resultado desse momento pode ser a realização do seu desejo, que é entrar para empresa ou um sentimento de mais um aprendizado para a vida”, aconselha. Já as dicas do Sorrisologia para você arrasar no quesito higiene bucal é ir com frequência ao seu dentista de confiança e seguir sempre as indicações profissionais. Pergunte a ele que tratamentos são mais indicados para seu caso e considere opções como limpezas periódicas e um bom clareamento, caso necessário. Ah, e boa sorte nas suas próximas entrevistas!
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário