O ronco pode ser uma agente causador da xerostomia, também conhecida como boca seca

13994-voce-costuma-acordar-com-a-boca-seca-po-slider_medias-1
Você costuma acordar com a boca seca? Pode ser que o ronco esteja causando um problema de xerostomia

 

Alguma vez seus amigos ou companheiro já disseram que você ronca e nem percebe durante a noite? Esse hábito, além de atrapalhar o sono de qualquer pessoa, pode comprometer a saúde bucal de várias maneiras. Uma delas é com a xerostomia. Muito conhecida como a síndrome da boca seca, o problema pode ser bastante comum depois da ingestão de alguns medicamentos. No entanto, roncar acaba sendo um motivo extra para o surgimento dessa complicação. Quer saber a melhor forma de tratamento? Descubra com a ajuda da patologista bucal Beatriz Venturi.

QUEM RONCA PODE TER XEROSTOMIA?

Após uma longa noite de sono você costuma acordar com a boca seca? Isso significa que você passou a madrugada inteira roncando. Se este cenário passou a ser uma situação comum na sua vida, é importante rever os seus hábitos. “Durante o ronco, com a posição de boca aberta, há uma secura bucal e isso acaba levando à xerostomia”. Além disso, quando dormimos acontece uma redução do fluxo salivar que já provoca uma secura natural.

COMO TRATAR O PROBLEMA?

Antes de tudo, é importante saber quais profissionais devemos procurar para controlar o ronco. Beatriz explica que, para o diagnóstico e tratamento deste problema, os mais indicados são otorrinolaringologistas, pneumologistas, psiquiatras, cardiologistas e clínicos com ênfase em Medicina do Sono. Quando a abordagem requer a intervenção de um cirurgião-dentista, os especialista vão indicar o paciente para o profissional. “Caso seja somente o ronco ou uma apneia leve, o dentista pode tratar com aparelho intra-oral específico”, afirma.

O tratamento costuma depender de uma abordagem multidisciplinar, que pode necessitar do apoio conjunto de um fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Se tratando o ronco a xerostomia não melhorar, é importante tomar outras medidas. Muitos dentistas indicam o uso de salivas artificiais e ingestão frequente de água para deixar a boca sempre umedecida e lubrificada.

ANTES DE DORMIR, ESCOVE OS DENTES

Você sabe o que acontece com a sua boca enquanto você dorme? A produção de saliva diminui bastante e o ambiente acaba se tornando propício para todos os tipos de bactérias, principalmente as cariogênicas. Para evitar o surgimento de cáries ou de outras doenças bucais neste momento, é preciso praticar a higiene bucal antes de dormir. Faça o ritual completo com fio dental, escova, creme e enxaguante. Deixe a preguiça de lado e invista na saúde do seu sorriso!

 

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário