Não abra nada com os dentes! Saiba os malefícios que este ato pode trazer para o seu sorriso.

11371-legenda-slider_medias-3Abrir um pacote de biscoitos, sachê de catchup ou aquela garrafa de cerveja bem gelada usando os dentes não é nem um pouco saudável para o seu sorriso. O dentista Diego Limoeiro conta os malefícios deste mau hábito

 

 

Você quer abrir um sachê de catchup para pôr no seu delicioso sanduíche. Na primeira tentativa não consegue sucesso utilizando apenas as mãos. Não há nenhuma faca ou tesoura por perto, então de imediato surge a ideia de usar os dentes. Afinal, você está com fome e quer resolver logo o seu problema, certo? Só que seus dentes não são nenhuma ferramenta, e usá-los dessa forma pode ser prejudicial para o seu sorriso. Convidamos o dentista Diego Limoeiro para explicar os malefícios desse hábito para a saúde bucal.

MALEFÍCIOS DE ABRIR OBJETOS COM OS DENTES

Abrir objetos com os dentes já virou hábito ou até vício para muitas pessoas. Mas essa atitude nada tem de benéfica para o seu sorriso. Fratura dentária, da coroa, da raiz, de restaurações, bem como de próteses são alguns dos riscos que você assume ao tentar abrir a embalagem de qualquer alimento ou objeto. “Essas fraturas, não raramente, geram a necessidade da extração do elemento dentário e a indicação, quando possível, de implantes”. Além disso, os impactos por esse ato não se limitam apenas aos dentes. O profissional afirma que a prática também pode gerar uma sobrecarga nas articulações temporomandibulares.

RECOMENDAÇÃO DO PROFISSIONAL

Sachês de catchup, maionese e mostarda, bem como tampas de shampoo ou até de garrafa são comumente abertos com os dentes. Mude esse hábito hoje mesmo. Para isso, o profissional recomenda.”O autocontrole é a melhor dica”. Ele lembra que os dentes são fortes quando cuidados de maneira correta e submetidos à forças adequadas do dia a dia. Mas isso não é motivo para se arriscar em nome da praticidade, pois os prejuízos causados podem ser irreparáveis.

CASOS DE CONSULTÓRIO

O cirurgião-dentista conta que, eventualmente, recebe no consultório pacientes que fraturaram o dente por tentar abrir algum objeto. “Algumas vezes, conseguimos resolver essa fratura de uma maneira mais conservadora, entretanto em outros casos foi necessária a remoção do dente e a instalação de implante”. Seja por uma questão de vício ou de praticidade, não restam dúvidas sobre um ponto: “Não podemos contar com a sorte, nossos dentes não foram criados para este hábito”, conclui.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário