Mitos e verdades sobre a lente de contato dental

15532-ideais-para-corrigir-pequenas-manchas-e-slider_medias-1Ideais para corrigir pequenas manchas, espaçamentos e desgastes nos dentes, as lentes de contato dental são uma ótima opção para deixar seu sorriso mais bonito. Veja alguns mitos e verdades sobre elas!

Seus dentes estão com pequenas manchas, desgastes ou espaçamentos? As lentes de contato dental podem ser a solução para deixar seu sorriso perfeito. Feitas de porcelana e produzidas de forma personalizada, essas lâminas ultrafinas são uma excelente opção para fazer correções estéticas ou funcionais nos dentes. No entanto, ainda existem muitas dúvidas comuns em relação a essa técnica. Por isso, o Sorrisologia conversou com o dentista Johnathan Marcondes para desvendar mitos e verdades sobre ela!

PODEM CORRIGIR DENTES FRATURADOS E LASCADOS

Verdade. Um dos usos mais comuns das lentes é para reparar pequenas fraturas e desgastes. Elas podem cobrir superfícies irregulares, melhorando a textura e promovendo um efeito polido e natural. Além disso, um dos seus benefícios é que, diferente das facetas tradicionais, elas são mais finas e por isso menos invasivas. “Enquanto as facetas causam um desgaste maior na superfície do dente, as lâminas causam alterações mínimas”, explica.

NA APLICAÇÃO DAS LENTES DE CONTATO, NÃO HÁ DESGASTE DOS DENTES

Mito. Apesar de provocar menores alterações, as lentes ainda podem provocar desgastes, caso seja uma escolha do dentista. “Na maioria dos casos, o desgaste realmente não é necessário, mas o profissional pode decidir desgastar alguma parte do dente por um ganho estético que valerá a pena”, esclarece ele.

AS LENTES CONSEGUEM UNIR DENTES SEPARADOS

Verdade. As lentes podem ser indicadas para corrigir o espaço entre os dentes. Elas podem ser usadas tanto para aumentar os dentes em largura, como em altura. “O resultado estético é muito usado para essa finalidade, pois a maioria das pessoas ainda considera um sorriso com dentes separados infantilizado”, afirma o dentista.

SÃO UMA SOLUÇÃO PARA CLAREAR DENTES ESCUROS

Mito. As lentes podem ser usadas para corrigir pequenas manchas, mas não terão bons resultados em dentes muito escuros. “Elas são fragmentos muito finos, por isso deixam passar a cor do dente natural”, esclarece Johnathan. Portanto, se os dentes forem muito escuros, não devem ser usadas. Para que a lente promova um tom mais claro aos dentes é recomendado que, antes da sua aplicação, seja feito um clareamento dentário.

PESSOAS COM BRUXISMO NÃO PODEM USÁ-LAS

Mito. Pessoas que tenham bruxismo, uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes, podem sim usar esse procedimento para corrigir desgastes dentais. Nesses casos, é necessário que o indivíduo use placa de mordida após o procedimento. “Em casos mais severos, podem precisar se submeter a um tratamento com equipe multidisciplinar”, afirma. Dessa forma será feito o controle da doença para evitar o contínuo desgaste dos dentes.

PRECISO DEIXAR DE CONSUMIR CERTAS COMIDAS E BEBIDAS

Mito. Existem cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, mas nada diferente do que se deve ter com os dentes, mesmo sem as lentes. “Mastigar gelo, por exemplo, não faz bem a nenhum dente, pois há risco de fratura”, cita ele. Elas ainda trazem benefícios em relação a alimentação, pois diferente dos dentes, não pigmentam com bebidas escuras como chá, chocolate e café.

EXIGEM MUDANÇAS NA HIGIENE BUCAL

Mito. Os cuidados de higiene que devem ser realizados quando se usa a lente são os mesmos que existiam antes. Além da limpeza diária, com escovação após as refeições e uso de fio dental, é importante fazer visitas regulares ao dentista para revisões.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário