Mitos e verdades sobre a dentição de idosos

15387-saude-bucal-merece-cuidados-em-qualquer-slider_medias-1Saúde bucal merece cuidados em qualquer fase da idade. Desvende mitos e verdades sobre a dentição em idosos

Com o passar do tempo, o avanço da idade demanda um maior número de cuidados. No entanto, diversos mitos são relacionados diretamente a algumas questões e encarados como verdades. Um exemplo é a possibilidade de pacientes adultos e idosos poderem ou não usar aparelho ortodôntico. Para dar um fim às dúvidas, a ortodontista Sílvia Reis desvenda situações relacionadas a essa dentição.

OS ÚNICOS QUE DEVEM USAR APARELHO ORTODÔNTICO SÃO CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Mito! O tratamento ortodôntico não possui idade limite para ser realizado. Existem diversos casos em que adultos e idosos utilizam o aparelho dentário como formas de consertar as funções e restabelecer a estética. A dentista aponta que, aproximadamente, 70% dos pacientes que vão passar por implantes ou próteses deveriam utilizar aparelhos anteriormente, com o objetivo de apresentarem melhores resultados.

PROBLEMAS DAS ARTICULAÇÕES PODEM SER TRATADOS COM TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Mito! O tratamento ortodôntico não está entre as possíveis causas de problemas nas articulações, assim como também não serve como tratamento para esse tipo de transtorno. “A correção das más oclusões elimina um fator que, em alguns pacientes, predispõem a manifestação ou agravamentos dos problemas articulares”, explica a profissional. Alguns incômodos como dores na face, estalidos, limitações na abertura e fechamento da boca são exemplos resultantes de problemas nas articulações temporomandibulares, que podem surgir devido a diversas causas.

SE VOCÊ JÁ TEVE DOENÇAS PERIODONTAIS NÃO PODE COLOCAR APARELHO

Mito! Dados apontam que, aproximadamente, 20% dos adultos possuem predisposição a terem inflamações nas gengivas e ossos ao redor dos dentes. Geralmente, durante o tempo da doença, a ortodontista esclarece que os dentes podem sofrer alguma movimentação por conta do suporte enfraquecido. “Após o controle da doença, o tratamento ortodôntico não só pode, como deve ser realizado para alinhá-los”, alerta. Além disso, o método facilita a higienização, renova a função de mastigação e a estética do sorriso. Vale lembrar que os pacientes que apresentarem esse tipo de quadro devem procurar um periodontista para serem avaliados e tratados.

EFICIÊNCIA DOS APARELHO ESTÉTICOS PODEM SER TÃO BOAS QUANTO DOS CONVENCIONAIS

Verdade! Com o intuito de atender o aumento da demanda de adultos com necessidade de tratamento ortodôntico, foi desenvolvido pelas empresas os denominados aparelhos estéticos. Esses itens possuem tanta eficiência quanto os modelos de metal. Para que isso seja mantido, é necessário um diagnóstico correto e profissionais experientes para realizar o tratamento.

Fonte: Sorrisolgia

      

Comentários

Nenhum Comentário