Lente de contato dental pode tornar os dentes perfeitos. Entenda como funciona

8622-a-lente-de-contato-dental-e-excelente-na-slider_medias-1A lente de contato dental é excelente não só para melhorar a estética do sorriso, como corrigir defeitos estruturais como anomalias dentais. Conheça mais sobre essa técnica

 

Quem não gostaria de ter um sorrisão lindo de artista? A Odontologia estética já tem o poder de tornar esse sonho, realidade. Uma das técnicas com essa finalidade é a lente de contato dental. “Trata-se de pequenas lâminas de porcelana (cerâmica) odontológica, com cerca de 0,2 mm de espessura, as quais são cimentadas à superfície do dente”, explica a especialista no assunto Kalina Diniz. Essa nova tecnologia pode ajudar a restaurar dentes fraturados, corrigir sua forma, cor e o espaçamento entre eles.

UM PROCEDIMENTO RÁPIDO E EVASIVO

Com o passar dos tempos, a odontologia tem diminuído seu tempo de espera para concluir procedimentos dentários. “A técnica é pouco invasiva e relativamente rápida, necessitando um mínimo ou nenhum desgaste nos dentes, diferentes das facetas”. Tudo isso pode ser feito em pouco tempo, porém é importante ter sempre um bom time de profissionais no assunto, como explica Kalina. “O profissional deve saber selecionar os casos clínicos e conhecer a técnica da cimentação, respeitando as exigências da adesividade e dos princípios da oclusão e contar com um bom protético para alcançar um resultado estético satisfatório”.

AS LENTES DEIXAM SEU SORRISO MAIS BONITO

Escovar os dentes é a melhor opção para ter um sorriso bem cuidado e branquinho. Apesar dos cuidados higiênicos, eles podem ficar amarelados com o tempo por conta dos maus hábitos, como a alimentação, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. As lentes de contato dental podem trazer aquele branco de volta e corrigir outro defeitos na estrutura do dente. “Ela permite a recuperação estética do sorriso em casos de dentes desalinhados, anômalos (defeitos estruturais), escuros, restabelece o volume labial, devido ao subcontorno vestibular dos dente, melhorando assim, de maneira notável , o movimento mais lindo do ser humano, o sorriso”.

COMO O PROCEDIMENTO É FEITO?

A colocação das lentes é feita em três partes. Duas são realizadas no consultório dentário e outra no laboratório. Na primeira etapa, o dentista faz uma análise do caso e o estudo da arcada dental. “Ele tira fotos do paciente de vários perfis, faz a escolha da cor, realiza a moldagem com um material bem preciso e envia para o técnico”. Com todos estes documentos no laboratório, o profissional realiza a confecção do material, depois o paciente volta ao dentista para colocar as facetas. No momento de realizar a manutenção é a mesma coisa. “Qualquer ruptura da lente ou defeito não pode ser reparada pelo dentista, deve ser reenviada e refeita pelo protético”. Não dê bobeira e tenha muito cuidado com seus dentes renovados.

EXISTEM ALGUMAS RESTRIÇÕES PARA O USO DAS LENTES

É preciso analisar cada caso para recorrer às lentes de contatos dentais. Observa-se algumas contraindicações, como dentes com grande destruição ou com restaurações extensas, lesões cariosas, pacientes que apresentam problemas periodontais ou com uma higiene bucal deficiente. Kalina também chama a atenção para dois problemas. “As pessoas que tem um bruxismo severo (range dos dentes à noite) ou briquismo (apertamento dos dentes durante o dia) só poderão pôr as lentes desde que usem um dispositivo de proteção nos dentes (a placa dental)”, conclui. E aí, curtiu a ideia? Converse com seu dentista sobre a possibilidade desse procedimento e renove o seu sorriso. Feito de forma segura e com um profissional de qualidade, o resultado é pra lá de satisfatório.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário