A falta de cuidados e os acidentes domésticos são os principais fatores que levam a uma perda de dente. Isso afeta não só a saúde bucal do paciente, como também sua autoestima, já que o ato de sorrir pode se tornar constrangedor. A Odontologia vem mudando esse conceito e avançando com os tratamentos e procedimentos dentários, um exemplo disso é o implante de carga imediata.

“É aquele em que o implante (parafuso de titânio) e a coroa protética (parte branca) são entregues imediatamente ou em até 72h depois da instalação cirúrgica implante”, conta o implantodontista Sérgio Siqueira.

UM PROCEDIMENTO DIFERENTE E RÁPIDO

A tecnologia tem sido uma grande aliada em procedimentos odontológicos. Muitos deles podem ser feitos no mesmo dia ou na mesma hora pelo profissional, até recuperar seu sorriso em pouco tempo com o implante de carga imediata. Sérgio conta que apesar do procedimento ser inovador, é preciso saber quem pode colocar.

“Para que ocorra a carga imediata é preciso que o paciente tenha, durante a instalação do implante, o rebordo ósseo resistente o suficiente para segurar o parafuso”, explica. Os exames, técnicas e implantes adequados tornam a técnica da carga imediata mais previsível. “Jamais o dentista pode garantir a carga imediata. É uma decisão que se saberá apenas trans-cirurgicamente”.

A RECUPERAÇÃO É A MESMA DE OUTROS IMPLANTES

Apesar de ser um procedimento diferente, o pós-operatório deste implante é o mesmo dos outros: muito repouso e seguir as recomendações do dentista para uma boa recuperação. Para que o tratamento seja um sucesso, escolha um especialista que torne isso possível. “Profissionais qualificados e criteriosos têm excelentes resultados com uma técnica ou outra, porém cada paciente responde de uma forma às intervenções. Às vezes, um mesmo tipo de procedimento em dois pacientes diferentes gera pós-operatórios completamente diferentes” .

IMPLANTE IMEDIATO = MAIS CONFORTO PARA O PACIENTE

Os benefícios dessa técnica são percebidos desde o momento da colocação até o dia a dia do paciente. “Podemos citar o menor número de intervenções para conclusão do caso, conforto estético, fonético e estabilidade dos tecidos gengivais”. Assim como qualquer procedimento odontológico, o implante de carga imediata envolve riscos, vantagens e desvantagens. Para fugir do medo e manter-se confortável, Sérgio dá a dica. “Converse tranquila e francamente com seu dentista para saber das possibilidades do seu caso”.

PRESERVE SEU NOVO SORRISO COM UM KIT BUCAL COMPLETO

Seja para colocar implantes, fazer uma restauração ou simplesmente um check-up odontológico, o dentista não deixa seu paciente sem uma orientação para continuar a ter um sorriso mais saudável e bonito em casa. Uma delas é o famoso kit higiene, com fio dental, escova de dentes, creme dental e enxaguante para você cuidar dos dentes e boca todos os dias e prevenir esse conjunto de doenças causadas pelo acúmulo da placa bacteriana. Desse jeito fica mais fácil ter seu sorriso de volta com muito mais saúde.