Higiene bucal após o aleitamento materno: Como limpar a cavidade bucal do bebê?

15467-desde-de-muito-pequeno-a-higiene-bucal-slider_medias-2
Desde de muito pequeno, a higiene bucal já deve ser uma grande preocupação na saúde. Para saber como fazer a limpeza correta da cavidade bucal do bebê, confira as respostas da profissional

Os primeiros anos de vida são rodeados de cuidados importantíssimos. Aquele pequeno bebê necessita de total atenção e ajuda para todas as atividades, por isso é preciso que os pais estejam sempre atentos à saúde da criança pensando em cada detalhe. No entanto, juntamente a isso, surgem diversas dúvidas. Você sabe como limpar a cavidade bucal do bebê? Essa é uma pergunta bem recorrente entre os responsáveis dos pequenos. Por isso, a dentista Vânia Côrtes veio esclarecer algumas questões sobre esse assunto.

QUAL É O MOMENTO DE INICIAR A HIGIENE BUCAL EM BEBÊS?

Assim como diversas outras dúvidas sobre os cuidados ideais com o bebê, a higiene bucal também está entre elas. Normalmente, surge a incerteza de como fazer a limpeza da cavidade bucal – e quando começa-lá. É comum que os responsáveis recorram a uma gaze umedecida em água filtrada ou fervida para higienizar a gengiva, bochecha e língua do pequeno. No entanto, como foi pontuado pela dentista, existe uma nova recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria e Associação Americana de Odontopediatria de que essa higiene só começa após o nascimento do primeiro dente. A explicação para isso é que a gaze removeria os anticorpos provindos do leite materno e a saliva já tem o papel de retirar os resíduos do leite da cavidade bucal, fora os riscos de uma higienização incorreta das mãos do responsável para tocar na boca do pequeno.

A MANEIRA DE HIGIENIZAR A CAVIDADE BUCAL APÓS A AMAMENTAÇÃO

A amamentação é um momento que envolve muito carinho e cuidados. Da mesma maneira devem ser as etapas posteriores. Ao surgir o primeiro dentinho na boca, a higiene da cavidade bucal deve ser iniciada. Para isso, uma gaze ou fralda envolvida no dedo e umedecida em água são as opções possíveis. “Essa forma de higiene deverá ser realizada apenas enquanto o bebê apresenta apenas dentes da frente”, ressalta a profissional. Além disso, mesmo com esses dentes, também pode ser usado uma escova de dentes macia.

E QUANDO OS OUTROS DENTES SURGIREM?

Com o aparecimento dos dentes da parte do fundo da boca, a higiene deve ser realizada com uma escova de dentes macia e de cabeça pequena. A quantidade de creme dental deve ser muito pouca, com no mínimo 1000 ppm de flúor, equivalente a um grão de arroz cru. “Se o bebê apresentar algum dentinho encostado em outro, deve-se também utilizar a fita dental diariamente”, indica a odontopediatra. O contato entre esses dentes não é alcançado pela escova, de forma que, se não for limpo corretamente, pode desenvolver cárie. O bebê irá acostumar-se com o fio dental e a utilização recorrente logo se tornará um hábito. Para completar, não esqueça da língua, que deve ser limpa com a escova ou gaze.

IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DESSA PRÁTICA PARA A SAÚDE BUCAL DO BEBÊ

A higiene bucal do bebê evita, principalmente, o surgimento de cárie. Ao fazer uma limpeza correta, impedimos o processo de fermentação das bactérias ao entrarem em contato com o alimento, e a desmineralização do esmalte do dente. Vale lembrar que a higienização deve ser feita após as principais refeições e antes do pequeno dormir. “Também é importante higienizar para que a criança cresça acostumada com o hábito da higiene bucal”, orienta Vânia.

OS PERIGOS DE NÃO SEGUIR ESSES CUIDADOS

Sem a realização de uma higiene bucal correta, o bebê pode vir a apresentar quadros de cáries e problemas gengivais. Durante os tratamentos de cárie em ambiente hospitalar, por exemplo, o dentista precisa, geralmente, sedar o pequeno. Isto porque, principalmente pela pouca idade, ele não tende a colaborar. “Os problemas bucais podem ser evitados apenas com bons hábitos, higiene correta e acompanhamento desde cedo com o odontopediatra”, indica a profissional.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário