Formação óssea: saiba como a alimentação, o sol e exercícios físicos podem colaborar nesse processo

foto1A ingestão de cálcio é uma das dicas mais importantes para as gestantes, pois fortalece a formação óssea de seu bebê, incluindo a formação dentária

Nada mais bonito do que o momento da gravidez na vida de uma mulher. A maternidade transforma em muitos sentidos, um deles é a preocupação com uma nova vida que virá ao mundo. Dentre várias coisas que a gestante precisa se preocupar agora, a principal é a sua saúde, já que esta influencia diretamente na formação do bebê. Logo, não podemos esquecer da formação óssea para que a criança cresça forte e saudável ao longo dos anos. Confira algumas recomendações que a nutricionista Caroline Codonho deu para o Sorrisologia.

Ingestão de cálcio durante a gestação

O cálcio é o nutriente em maior quantidade na formação óssea, sendo assim, primordial desde o início da gravidez. “Inclusive os níveis de cálcio maternos devem ser avaliados preferencialmente antes de iniciar a gestação”, recomenda a profissional. A garantia de uma boa formação de matriz óssea será fundamental para a saúde dos ossos na vida adulta do seu filho, segundo Caroline.

Alimentação e formação óssea

A gente sabe que a alimentação é um dos fatores que mais influenciam na nossa saúde. Na formação dos ossos isso não é diferente. Como o cálcio é um dos principais nutrientes, o consumo de leite e seus derivados são essenciais. “Vegetais crucíferos, como brócolis, couve, couve-flor e mostarda, são excelentes fontes, assim como o gergelim também”. Para um melhor acompanhamento dessa fase tão especial, procure um nutricionista. Dessa forma, você terá uma dieta adequada ao seu corpo e saúde.

O sol também como aliado

Todo mundo fala que é bom pegar pelo menos 10 minutos de sol pela manhã, antes das 10h ou após as 16h. Mas que relação isso tem com a nossa saúde dos ossos? “A vitamina D que produzimos através da exposição solar é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos, por isso é fundamental a monitorização dos níveis séricos de vitamina D e cálcio”, explica.

Pratique exercícios fisicos

Os exercícios são importantes nessa fase da mulher por muitos motivos, um deles é que essa atividade pode ajudar na formação óssea do bebê. “A matriz óssea é renovada através dos impactos, então todos os exercícios físicos que tenham impacto, mesmo a hidroginástica que tem seu impacto amenizado na água, são benéficos”, afirma a nutricionista. Mas lembre-se de consultar o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física!

Formação dentária

A formação dentária não está fora dessa questão. Ou seja, todas essas recomendações vão ajudar na formação de dentes mais fortes na criança. “Assim como os ossos, a formação dentária ocorre da mesma maneira, necessitando de nutrientes como cálcio, magnésio, zinco e outras substâncias”. Isso evita diversos problemas de má-formação bucal do bebê.

Outros cuidados

Esse período é muito especial na vida de uma mulher. Então, todo cuidado e atenção para a sua saúde, não só física, é essencial. “Cuidados com manejo de estresse, cuidados com horários regulares de alimentação, sono e hidratação também devem ser tomados durante a gravidez”, lembra Caroline. Conte com o apoio profissional para seguir hábitos mais saudáveis e passar por uma gestação tranquila. Até porque depois vem a fase mais esperada: a chegada do seu bebê!

Fonte: Sorrisologia

      

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