Fio dental: qual é a ordem certa para passar?

10655-voce-pode-ate-achar-que-nao-faz-diferenc-slider_medias-1Você pode até achar que não faz diferença, mas o uso do fio dental é importante sim, e a forma como você usa impacta diretamente na sua saúde oral. Aprenda como usá-lo de maneira mais eficaz

 

Apesar de muita gente pular essa etapa, ela é uma das mais importantes. O fio dental é um item ainda muito ignorado durante a higiene bucal de algumas pessoas. É bem verdade que o seu uso exige um pouco de paciência e cuidado, até para não machucar sua gengiva. Mas uma coisa garantimos: você só tem a ganhar. Por isto, o periodontista Leonardo Costa tira algumas dúvidas sobre esse momento e explica um pequeno passo a passo de como utilizar o fio dental do jeito certo.

Ele faz uma bela limpeza entre os dentes

O cirurgião-dentista garante que o fio dental é tão importante quanto o momento da escovação. “Ele irá remover a placa bacteriana e restos alimentares nas regiões interdental (entre os dentes) e intra-sulcular (sulco entre dente e gengiva)”, diz. Isso quer dizer que ele alcança todos aqueles espacinhos que a escova não consegue limpar. Uma correta higiene oral faz toda a diferença e previne o paciente de diversos problemas como gengivite, periodontite ou cárie.

O fio dental pode ser usado por todos

Essa ferramenta é a personagem principal para acabar com as sujeirinhas entre os dentes e evitar a proliferação de doenças bucais. Além disto, não existe nenhuma contraindicação no uso do fio dental. Leonardo explica, entretanto, que existe uma alternativa também muito eficaz. “Muitas vezes faz-se necessário o uso complementar de escovas interdentais, que irão complementar a higiene no local”. Esse apetrecho é ideal para ajudar na higiene ortodôntica e para quem tem dentes mais espaçosos.

Use após as refeições

Quando você termina de comer, o ideal é esperar um pouquinho até escovar os dentes. “Devemos realizar uma bochecho com água e esperar 30 minutos para realizarmos a higiene oral”. O profissional conta que este momento precisa ser realizado em frente ao espelho para que o paciente veja o correto posicionamento do fio e da escova em relação ao dente e a gengiva.

Siga o passo a passo

– A limpeza ideal deve começar pelos dentes de trás, de um lado para o outro, superiores e inferiores. Seguindo a ordem dos dentes até terminar a limpeza na parte frontal do sorriso.

– O fio dental deve ser passado gentilmente entre os dentes, entrando na gengiva para limpar a região interdental e penetrando cuidadosamente no sulco gengival, espaço entre a gengiva e o dente.

– É importante fazer movimentos suaves para frente e para trás, e de baixo para cima, com o objetivo de passar o fio dental por toda lateral do dente.

– Lembre-se que o fio dental deve ser utilizado em todos os dentes, usando sempre um pedaço limpo em cada área.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário