Existem fatores que podem alterar a cor das borrachinhas do aparelho ortodôntico?

15782-escolher-combinacoes-para-as-borrachinha-slider_medias-1Escolher combinações para as borrachinhas do aparelho é um momento muito divertido. Mas fique atento! Alguns fatores podem alterar a cor delas

Braquetes, fio ortodôntico, bandas e elástico. O aparelho ortodôntico é formado por essas e também outras estruturas, cada uma com sua função e importância durante o tratamento. Entre elas, estão as borrachinhas. Também conhecidas como ligaduras elásticas, elas podem ser coloridas, com combinações, ou mais discretas, com cores como preto e branco. O momento da escolha pode ser bem divertido, mas existem algumas questões que devem ser levados em consideração… Por exemplo, a possibilidade de que a cor seja alterada. Será que existem fatores que podem provocar essa mudança? O ortodontista Sérgio Henrique Casarim Fernandes tira essa dúvida!

PARA QUE SERVEM AS BORRACHINHAS DO APARELHO?

Esses elementos muitas vezes são o que mais chamam atenção no aparelho. Dando cor ao sorriso, podem deixar o tratamento um pouco mais divertido. Em outros casos, quando são escolhidos tons mais discretos, elas quase não são percebidas nos dentes. Mas se engana quem pensa que só a parte estética importa! Elas exercem um papel muito importante no tratamento. “As borrachinhas servem para unir o fio ortodôntico ao dente, através dos bráquetes”, explica ele. Ou seja, elas trabalham para que o fio não saia do lugar, o que poderia prejudicar todo o processo.

ALIMENTOS E BEBIDAS COM CORANTE PODEM ALTERAR A COR DAS BORRACHINHAS

O profissional afirma que sim, existem fatores que podem alterar a cor das borrachinhas. Qualquer alimento ou bebida com corantes pode afetar a tonalidade delas. “Isso acontece pois elas absorvem estes corantes na sua composição e acabam modificando sua cor”, esclarece ele. Açaí, vinho tinto, beterraba e café são alguns dos alimentos que podem pigmentar as borrachinhas, principalmente nas cores mais claras.

EVITAR OS ALIMENTOS CORANTES E MANTER UMA BOA HIGIENE BUCAL É A MELHOR SOLUÇÃO

“Não existe uma forma específica de evitar o manchamento das borrachinhas”, afirma Sérgio. Portanto, o melhor a fazer é evitar esses alimentos corantes. Outra alternativa é optar pelas ligaduras de cores mais escuras, nas quais não será possível notar manchas. É preciso lembrar também que as borrachinhas são trocadas a cada visita ao ortodontista, por isso, caso ela fique manchada, não precisa ser um problema tão grave assim!

Um ponto fundamental é manter a higiene bucal adequada durante o tratamento. Escovar os dentes após as refeições com uma escova adequada e fio dental é essencial, mesmo que esse momento possa parecer um pouco mais complicado quando se está com aparelho. “Para isso existem os passa fios que auxiliam ao paciente utilizar o fio dental”, diz ele. O importante, portanto, é manter a higiene sempre com muita atenção, e assim preservar as estruturas do seu aparelho.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário