Escova interdental é a melhor para a higiene da criançada? Confira a explicação de um odontopediatra

foto1A escova interdental é uma ferramenta excelente para pessoas em tratamento ortodôntico, inclusive, para as crianças. Mas é preciso alguns cuidados e recomendações de um profissional

 

 

Criança em tratamento ortodôntico merece atenção dobrada. Se já é natural o acúmulo de resíduos alimentares e a placa bacteriana entre os dentes, a situação se agrava por conta do aparelho dentário. Se não houver uma limpeza contínua e eficiente nessa área, muitas doenças podem surgir. Para que nada de mal aconteça aos dentinhos dos pequenos, a odontopediatra Camila Almeida ressalta a importância da higiene infantil e explica como a escova interdental pode ajudar nesses momentos.

Escova interdental na higiene da criançada

Assim como todo paciente ortodôntico, as crianças que usam aparelho também precisam utilizar todas as ferramentas necessárias para manter os cuidados bucais. Um desses itens é a escova interdental. “Usada preferencialmente como complemento à escova normal nos casos de perdas ósseas provocadas por doença periodontal, uso de aparelhos ortodônticos e próteses fixas ou implantes”, explica. Para quem não se enquadra nestes casos, o uso desse tipo de escova pode forçar a gengiva e provocar uma lesão por trauma. Não arrisque seu sorriso e use apenas o fio dental para limpar a área.

A ferramenta só pode ser usada com orientação do dentista

No caso da higiene bucal das crianças, os odontopediatras, especialistas em saúde bucal da criança, indicam a escova interdental (juntamente com a bitufo e a convencional) nos pacientes que usam aparelho ortodôntico. Em outros casos, Camila reforça a importância do veredito de um profissional. “Ela somente deve ser usada como complemento e sob orientação do seu dentista”.

Como os pequenos devem usar a escova?

Essa escova tem a grande função de higienizar o espaço entre o dente e o fio ortodôntico, já que é capaz de limpar o local de forma eficiente e sem traumas. A especialista explica como. “Devemos mover a escova interdental de forma suave, de cima para baixo entre os componentes do aparelho e entre os dentes”. Se a escova entrar muito folgada é necessário a escolha de uma ferramenta de um diâmetro maior para que a higiene seja eficaz.

Papais, fiquem de olho na escovação das crianças!

Como sempre, todo hábito de higiene bucal dos pequenos precisa ter total acompanhamento dos pais e o reforço daquela limpeza completa. Com a ajuda de uma escova de dentes infantil que possui cerdas macias e cabeça pequena, e um creme dental próprio para o seu filho com a quantidade ideal de flúor para evitar o surgimento de doenças bucais, ele vai crescer com um sorriso tão saudável quanto o seu.

      

Comentários

Nenhum Comentário