Entenda o que é piercing dental e quais devem ser os cuidados com esse acessório

12261-ja-ouviu-falar-em-piercing-dental-descu-slider_medias-2
Já ouviu falar em piercing dental? Descubra tudo sobre este adereço na opinião de um especialista em Dentística

 

Muito mais que uma simples joia, o piercing já é considerado um estilo de vida para muitas pessoas. Esses objetos brilhantes podem enfeitar qualquer parte do corpo, desde a orelha, nariz ou, até mesmo, o sorriso. Segundo o especialista em Dentística Vinícius Barçal, o piercing dental é um utensílio aplicado sobre a estrutura do dente, podendo ser confeccionado de diversos materiais. Em geral, são pequenas pedras feitas de cristais, ouro ou prata. Se você usa ou pensa em aderir à moda, fique de olho nos cuidados com esse apetrecho para não interferir na sua saúde bucal.

COMO O PIERCING É COLOCADO NO DENTE?

Ao contrário da aplicação de um piercing nos lábios, por exemplo, colocar este acessório nos dentes não chega a ser um procedimento invasivo. “Os adereços são aplicados sobre o esmalte dentário sem causar desgaste e apresentam uma durabilidade média de três meses”. Apesar de não mexer diretamente na estrutura do dente, o profissional ressalta que é preciso modificar a camada do esmalte para sua colocação. Isso acontece através de um agente ácido que promove a desmineralização local para realizar a colagem da pedra.

É PRECISO TER CUIDADO COM ESTE ACESSÓRIO

Este adereço pode até deixar seu sorriso mais charmoso, mas Vinícius explica que a simples pedrinha também traz muitos riscos ao dente. “Os danos causados estão associados a um maior acúmulo de placa bacteriana na superfície dentária e dificuldade na higienização, aumentando o risco de doenças gengivais, machas brancas, cáries avançadas e o acúmulo de pigmentos da alimentação”. A joia também pode gerar várias fraturas e desgastes no esmalte durante a sua remoção. Ou seja, mesmo com todos os cuidados higiênicos, não dá para manter seu sorriso totalmente saudável com o piercing.

PENSE DUAS VEZES ANTES DE ADERIR À MODA

Bem diferente da colocação de lentes ou de facetas de porcelana, o piercing dental não é um tratamento odontológico estético, mas um utensílio que pode trazer riscos à saúde bucal. “A escolha em colocá-lo é do paciente, que deve ser alertado pelo dentista de todos os riscos da sua utilização”. O especialista ainda ressalta que existem outras formas de embelezar um sorriso sem precisar desse acessório que prejudica o bem estar dos dentes. Como o clareamento dental, que é uma técnica muito bem indicada pelos dentistas, capaz de deixar seu cartão de visitas branco e saudável.

 

 

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário