Entenda como a Vitamina B combate problemas de má formação, como a fenda palatina

foto1A vitamina B é um nutriente importante durante a gestação, pois tem relação direta com o desenvolvimento do bebê

 

Quando o bebê está na barriga da mãe, muitos fenômenos podem acontecer durante esses nove meses de espera. Um deles é a sua própria formação e crescimento, que envolve, entre tantas coisas, o desenvolvimento do seu rostinho e boca. O especialista em patologia bucal Daniel Cohen explica que é um momento bem complexo e envolve a junção de muitos tecidos da face de maneira sincronizada. “Qualquer distúrbio durante este processo pode levar a fendas como a palatina”, atenta. Para que problemas de má formação sejam evitados, o dentista atenta a importância da Vitamina B durante a gestação.

O poder da Vitamina B

O momento mais aguardado das futuras mamães é o nascimento do seu filho. Olhar aquele rostinho e corpinho saudáveis dá uma felicidade imensa de um trabalho bem feito durante a gestação. Mas, para isso, toda grávida precisa se cuidar e muito. Daniel conta que apesar da possibilidade de fendas orofaciais serem causadas por agentes externos, mais de 350 síndromes já foram associadas às mesmas. “A deficiência do ácido fólico, ou vitamina B9, é mencionada em diversos estudos como potencial aumento do risco de fendas orofaciais”.

A importância do pré-natal

Os processos de junção dos tecidos que levam a formação da boca do bebê, lábios e palato, ocorrem durante entre a sexta e a sétima semana de gravidez. “Este seria o período mais crítico de susceptibilidade a agentes externos como a carência nutricional”. As fendas labiais são tão comuns quanto as de palatina e podem ocorrer em conjunto na maioria dos casos. Para que problemas como estes não venham à tona, o especialista dá o recado. “A gestante deve realizar um pré-natal com um obstetra, e desta forma estará garantida que sua gestação será a mais segura possível”.

Vitamina B em forma de alimentos

O patologista bucal ressalta que a gestante precisa adotar uma dieta balanceada e rica em frutas, vegetais e proteínas boas. A banana e o fígado, por exemplo, são ricos em ácido fólico, principal vitamina que ajuda a evitar o surgimento da fenda palatina. “Tudo para garantir o melhor estado de saúde sistêmico e consequentemente as melhores condições para o desenvolvimento do feto durante sua gravidez”. Agora é só acrescentar a Vitamina B na sua gestação.

 

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário