Dentes supranumerários: O que é e como eles podem afetar sua saúde bucal?

14517-eles-sao-dentes-a-mais-na-cavidade-oral-slider_medias-2Eles são dentes a mais na cavidade oral e, dependendo de cada caso, podem colocar a saúde bucal em risco. Entenda mais sobre os dentes supranumerários

 

Manter a saúde bucal é muito importante, assim como o cuidado com qualquer outra parte do corpo. Por isso tanto reforça-se a importância das visitas recorrentes ao consultório do dentista, geralmente de seis em seis meses, para verificar se está tudo indo bem. A arcada dentária completa de um indivíduo adulto deve ter 32 dentes no total. Se esse número é ultrapassado, pode ser diagnosticado que o paciente possui um, ou mais, dente supranumerário. Conversamos com o dentista Robson Caumo para entender melhor sobre eles.

O QUE SÃO DENTES SUPRANUMERÁRIOS?

Assim como já indica o nome, os dentes supranumerários são os dentes “a mais” na arcada dentária, seja na parte superior ou inferior. Eles são formados durante o desenvolvimento dentário, junto com a dentição normal. Por isso, eles podem acontecer com pessoas de todas as idades. O indivíduo pode já apresentar um dente desse tipo logo nos primeiros que nascem, ou acontecer ao longo da vida. “Isso é muito variável. Há relatos de caso em que vemos supranumerários na dentição decídua, porém é mais comum observarmos seu surgimento na dentição permanente”, comenta o dentista.

QUAIS SÃO OS REFLEXOS PARA A SAÚDE BUCAL?

Pode parecer inofensivo, mas esse tipo de dente pode trazer problemas para a saúde bucal, conforme explica Robson. “Dependendo da localização do dente supranumerário, este pode até aumentar a retenção de placa bacteriana, ou até mesmo gerar problemas oclusais. Se estiverem localizados na região anterior, podem comprometer a estética”.

Há muitos casos em que o dente supranumerário é assintomático para o paciente. Porém, como Robson ressalta acima, ele pode gerar problemas. Além do aumento no acúmulo de placa bacteriana, devido ao mal posicionamento deste dente, problemas como gengivite ou periodontite também podem ser observados. Por fim, é possível causar ainda problemas oclusais, como contatos prematuros (contatos errados) entre os dentes.

HÁ TRATAMENTO PARA OS DENTES SUPRANUMERÁRIOS?

Cada caso demandará um tipo de tratamento, por isso vá ao dentista para fazer a consulta e verificar o que está acontecendo na sua boca. O dente supranumerário pode não estar gerando nenhum empecilho, como os citados acima, e assim, é permitido continuar na arcada dentária sem causar complicações maiores para o paciente. Porém, há situações que demandam tratamento. “Caso haja problemas identificados, o tratamento pode ser restaurador ou a extração do(s) dente(s) supranumerário(s)”, finaliza.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário