Cuidados indispensáveis para quem fez implante dentário

12065-voce-colocou-implante-dentario-faz-pouco-slider_medias-1
Você colocou implante dentário faz pouco tempo? O especialista Paulo Moreira explica os cuidados que o paciente precisa ter após a cirurgia

 

 

Voltar a se sentir confiante depois de reabilitar um sorriso é uma sensação incrível, não é? Assim é quem fez o procedimento de implante dentário. Aquele suporte de metal feito de titânio colocado bem no osso maxilar, abaixo da gengiva, que substitui a raiz. Se você pensa em aderir, é importante entender que, após a colocação desse parafuso, alguns cuidados precisam ser rigorosamente seguidos. O especialista no assunto Paulo Moreira explica todas as cautelas que o paciente devem ter depois do procedimento.

OS CUIDADOS SE ASSEMELHAM AOS DA EXTRAÇÃO DENTÁRIA

Você e seu dentista decidiram que o implante é a melhor solução para reabilitar o seu sorriso. Agora, chegou o momento de descobrir os cuidados após a cirurgia. E eles não podem ser deixados para lá. Pedro diz que as medidas se assemelham muito aos de uma extração do siso, por exemplo. “As principais delas são o repouso, uso de gelo nas primeiras 48h, evitar pressões intra-bucais (bochechos, cuspe, canudos) e principalmente tomar as medicações nos horários recomendados”.

SAIBA O QUE FAZER EM CASO DE INCHAÇO E SANGRAMENTO

Pode não parecer normal para você, mas é bem comum após procedimentos cirúrgicos os pacientes terem inchaços e pequenos sangramentos locais. Segundo o especialista, o inchaço consegue atingir seu maior volume após dois dias da operação e depois começa a regredir. Por isso, Pedro atenta que o gelo só deve ser aplicado nesse momento. “Se houver persistência de edemas ou sangramentos, o dentista deve ser comunicado para avaliar o motivo real, que pode ser por alguma infecção ou reação medicamentosa, por exemplo, e assim tomar as medidas cabíveis”.

UM CARDÁPIO EXCLUSIVO NOS PRIMEIROS DIAS

Nas primeiras 48h, logo após a colocação do implante, o profissional indica alimentos frios, líquidos ou bem pastosos como açaí, sorvete, vitaminas e sucos. Depois desse período a alimentação gelada pode ser suspensa, mas é importante que o paciente evite alimentos mais duros ou que possam machucar a região implantada. Esses primeiros cuidados são fundamentais para ter um tratamento de sucesso. “É quando se inicia o processo de cicatrização e assim evitamos processos inflamatórios, infecciosos e há um maior conforto no pós-operatório, evitando maiores morbidades”.

A SAÚDE BUCAL PRECISA SER MAIS ACOMPANHADA

O dia a dia do paciente não é alterado em nada depois da colocação do implante dentário. Só é necessário ir ao dentista periodicamente para o acompanhamento e manutenção, de acordo com cada paciente. Quanto à higiene bucal, existem algumas medidas de mudam, dependendo do seu caso. Com os implantes unitários, que atinge apenas um dente, a higienização é feita da mesma forma que em um dente natural, com escovação e fio.

Quando o assunto são as próteses múltiplas, a união de vários elementos dentários ou próteses totais fixas sobre implantes, a higiene é mais complementada. “Costumamos indicar, além da escovação convencional, o uso de escovas interdentais e fio dental super floss, pois precisam atingir as áreas onde a forma convencional não consegue limpar adequadamente”. Seguindo essas recomendações à risca, é possível ter um sorriso implantado e sadio por muito mais tempo.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário