Criança pode usar o mesmo creme dental de um adulto?

13774-na-hora-da-higiene-bucal-seu-filho-cost-slider_medias-1Na hora da higiene bucal, seu filho costuma usar o mesmo creme dental que você? A odontopediatra Simone Bastos explica se o produto adulto pode ser utilizado pelos pequenos

 

Os filhos se inspiram muito nos pais. Até mesmo na hora da higiene bucal as crianças gostam de imitar seus movimentos feitos com a escova e o tempo de duração da limpeza. Embora seja uma forma muito bacana de motivar a escovação, por outro lado, sempre surge uma dúvida sobre quais ferramentas o pequeno pode usar neste momento, como o creme dental. Será que faz mal a criança utilizar o mesmo produto que o adulto? Para esclarecer essa dúvida, convidamos a odontopediatra Simone Bastos.

O CREME DENTAL PODE SER O MESMO?

É possível ter um único tipo de creme dental na família. De acordo com a especialista, o que difere os modelos infantil e adulto é apenas o sabor. “Os cremes infantis têm um gostinho mais agradável e mais fácil de ser aceito pelas crianças por ser doce e não provocar aquela sensação refrescante”. Porém, se os pais estimularem a criança com o creme dental adulto desde cedo, ela vai crescer se acostumando com o gosto. A recomendação de uso desses produtos é a partir do nascimento dos primeiros dentinhos e é importante que ele contenha 1.000 ppm de flúor para prevenir a cárie dentária.

A CRIANÇA PODE TER ALGUM PROBLEMA BUCAL?

Desde que os pais respeitem a quantidade de creme a ser usada, não acontecerá nada com a criança e ela ainda terá os mesmos benefícios bucais de uma higiene feita com o creme infantil. Simone esclarece o uso correto do produto em cada fase da vida. “As quantidades recomendadas de creme dental para crianças é do tamanho de um grão de arroz cru, duas vezes ao dia até aos 4 anos. A partir dessa idade pode ser feito as três escovações diárias”.

O CREME INFANTIL AINDA PODE SER A MELHOR ESCOLHA

Se seu filho ainda é resistente ao creme dental convencional, é importante respeitar o seu gosto e estimulá-lo a manter a higiene bucal. “Para isso os cremes dentais infantis que vem com o personagem que ele gosta ou aquele sabor preferido ajuda e muito na hora da escovação”, explica a odontopediatra. E embora o sabor seja bem gostoso, é importante dizer a criança que não pode engolir o produto. “Os cremes com flúor tanto infantil quanto adulto devem ficar longe do alcance das crianças e quando for usado deve ser supervisionado por um adulto”, finaliza.

ALGUNS CREMES DENTAIS DEVEM SER EVITADOS

Não se esqueça que, ainda assim, alguns cremes dentais são inapropriados para os pequenos, como aqueles com ação de branqueamento. Destes é preciso manter distância para evitar problemas como a fluorose dentária. Para tirar mais dúvidas sobre o uso de qualquer produto bucal, procure um odontopediatra e garanta que a higiene da criança seja feita da melhor forma e com as ferramentas certas.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário