Como evitar o tártaro nos dentes

O tártaro é essa camada amarelada que se cria entre os nossos dentes pelos alimentos agarrados à superfície dental que não conseguimos tirar durante a escovagem dos dentes. Uma vez fixa a placa bacteriana devemos recorrer ao nosso dentista par nos realizar uma limpeza dentária e eliminá-la. O tártaro, além de anti-estético, é bastante prejudicial para a saúde bocal visto que é o principal causador da gengivite e da periodontite. Existem algumas técnicas bastante úteis para evitar que o tártaro volte a sair após fazermos uma limpeza dentária.  

 

 

  • Além de pelos alimentos agarrados à superfície dental, o tártaro pode formar-se por um sangramento das gengivas. Se é o seu caso e as gengivas sangram cada vez que escova os dentes, não duvide e consulte o seu dentista para lhe fazer uma revisão.

  • Para evitar que a placa bacteriana se volte a criar nos nossos dentes, a escovagem deve ser bastante consistente. Isto quer dizer que devemos escovar os nossos dentes fazendo movimentos circulares e com um pouco de pressão.

  • A escovagem exaustiva dos dentes é muito importante mas também o é complementá-la com o fio dental. Usar o fio dental uma vez por dia é fundamental para evitar o tártaro nos dentes. A escovagem não consegue limpar todos os espaços entre os dentes e com o fio dental pode acabar de os limpar e chegar a todos estes lugares.

img_4976_ins_25419_orig

 

  • Uma forma bastante eficaz para evitar o aparecimento do tártaro nos dentes é comer frutas e verduras duras. Este tipo de alimentos fortalecem as gengivas e ajudam a evitar que sangrem. Como já sabe, o sangramento das gengivas é um dos causadores da placa bacteriana, assim, se controlarmos isto, controlamos o tártaro.

  • Os sucos das frutas ácidas também são bastante eficazes para prevenir o tártaro nos dentes. Este tipo de alimentos ajudam a eliminar os restos de comida e a branquear os dentes. Não obstante, há que os comer sempre com moderação, visto que um uso excessivo pode provocar danos no esmalte dentário.

img_4976_ins_25421_600

 

  • Os doces e os bolos são os alimentos que mais favorecem a criação de tártaro nos dentes. De maneira que, uma forma eficaz de evitar o aparecimento da placa bacteriana é eliminar estes alimentos da nossa dieta ou moderar o seu consumo.

  • Aqui tem as técnicas mais importantes para evitar o aparecimento do tártaro nos dentes mas, não se esqueça também de consultar o seu dentista de forma regular. Para controlar por completo a placa bacteriana deve fazer limpezas dentárias pelo menos uma vez por ano.

Fonte: Um como

 

 

 

 

      

Comentários

Nenhum Comentário