Causas dos problemas bucais mais comuns

Aftas, gengivite, cáries, tártaro, dentes enfraquecidos são problemas bucais que pioram a nossa qualidade de vida e afetam nossa saúde.

Possíveis causas
Alimentação: é a principal causa dos problemas bucais. O mau funcionamento ou sobrecarregamento do sistema digestivo gera, sutilmente, excesso de acidez, a qual altera o pH natural da boca, causando gengivite, aftas, cárie e tártaro. Assim, o melhor tratamento é uma dieta alimentar equilibrada, com muitas frutas e verduras frescas, nozes, legumes, cereais integrais etc.

Açúcar branco: o açúcar branco merece uma menção à parte, já que é um veneno para os dentes e a saúde em geral. Sua eliminação da dieta é recomendada e deve-se ficar atento àqueles alimentos que o contêm.

Tabaco e café: tabaco e café mancham os dentes, alteram o pH da boca, causam tártaro e descalcificam os dentes.
Má higiene bucal: a higiene é imprescindível. Escove os dentes, limpe a língua com escova especial e retire os resíduos entre os dentes com fio dental.

Produtos químicos: as pastas de dentes comuns contêm ingredientes que criam muita espuma e são agressivos com o pH da boca, piorando problemas como gengivite e aftas. Recomenda-se comprar pastas em herboristas ou lojas de produtos naturais.

Fonte:

Melhor com Saúde

      

Comentários

Nenhum Comentário