CÁRIE OU MANCHAMENTO: ENTENDA A DIFERENÇA DESSES PROBLEMAS BUCAIS

cárieCárie e manchamento podem ser semelhantes visualmente, porém são problemas diferentes e com causas diferentes. Entenda mais sobre o tema

 

Se preocupar com a saúde bucal é a melhor atitude para manter o bem-estar e a beleza de um sorriso. Muitas vezes as doenças bucais, como a cárie e o manchamento, tratam de interromper esse ambiente saudável. Aliás, você sabe a diferença entre elas? O cirurgião dentista Max Ferreira explica que enquanto uma é causada por fatores vindos externos à boca, como o exagero de doces, a outra tem uma causas variadas, inclusive, genética.

CÁRIE X MANCHAMENTO

Elas podem ser confundidas à primeira vista. Apesar da aparência quase sempre similar, a cárie e o manchamento surgem por conta de diferentes fatores. “A cárie é causada por fatores externos, normalmente a higiene oral deficiente. Ela começa como um manchamento e evolui para cavitação pela ação de ácidos oriundos da placa bacteriana”, explica Max.

Já o manchamento é um processo que ocorre na estrutura dentária, normalmente em sua superfície, por conta de diversos motivos. “Uma higiene oral inadequada, determinadas enfermidades, inclusive fatores genéticos, e o uso excessivo de certas substâncias que contenham corantes em sua composição”. As manchas também podem ter muitas colorações e variar em número de acordo com a sua causa.

CIGARRO E ALIMENTOS COM CORANTE PODEM SER O PROBLEMA

Tanto a temível cárie quanto o manchamento estão ligados a uma higiene oral incorreta e ao acúmulo da placa bacteriana. Mas o aparecimento das manchinhas podem estar relacionadas desde uma gestação até hábito ruins. “Fatores como ingestão de alimentos com corantes, uso excessivo de tabaco, envelhecimento do esmalte, ingestão excessiva de flúor na infância e uso de tetraciclina por gestantes e crianças na primeira infância também colaboram com o surgimento”.

CONSULTE UM PROFISSIONAL

Visitar o seu cirurgião-dentista é sempre importante. Ainda mais quando você precisa dar um fim nas doenças que perturbam sua saúde oral. No caso do manchamento o profissional orienta. “Procedimentos de dentisteria com o uso de resina composta e laminados de porcelana são indicados quando ações mais conservadoras não se mostram eficientes”. Pode-se tentar ainda a microabrasão que é um desgaste superficial na estrutura dentária com substâncias abrasivas.

A HIGIENE BUCAL COM O PRODUTO CERTO

Para ter dentes sempre bonitos e sem nenhuma mancha ou pontinho que atrapalhe na hora de sorrir, é essencial praticar uma rotina saudável e não esquecer de visitar o dentista sempre que preciso. “Realizando higienização oral regular e eficiente, fazendo uma profilaxia profissional em toda consulta de revisão, evitando a ingestão em excesso de substâncias com corantes e evitar o tabaco”.

Essa tarefa ganha um reforço com o creme dental que protege qualquer boca do surgimento da cárie e do manchamento. Ele elimina e inibe a placa bacteriana, protege de forma eficaz contra a cárie e ainda é capaz de remover e prevenir o surgimento de manchinhas superficiais. Ideal pra quem deseja passar por muitos momentos sempre com um sorriso bonito e saudável.

 

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário