Boca seca pode causar cárie. Entenda como isso afeta o desempenho de atletas.

10188-aquela-sensacao-de-boca-seca-dificuldad-slider_medias-1Aquela sensação de boca seca, dificuldade para deglutir algum alimento ou  lábios secos e rachados podem ser sintomas de uma xerostomia, problema caracterizado pela  baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares

 

Mesmo sem fazer nenhum esforço físico ou praticar algum esporte você sente a boca seca e aquela necessidade de beber água com frequência? Pode ser que seu problema não esteja relacionado à sede, mas sim a xerostomia. Uma doença que diminui a produção de saliva e causa uma série de complicações bucais, como a cárie. Isso, para um atleta, também significa perda do desempenho durante os treinos e competições. O mestre em Odontologia Esportiva Reinaldo Dias conta ao Sorrisologia sobre como acabar com este problema.

BOCA SECA CAUSA CÁRIE?

“A diminuição do fluxo e do pH salivar aumentam o risco de sensibilidade dental e do aparecimento de cáries”, conta o dentista. A saliva tem a função de neutralizar a acidez da boca e proteger os dentes contra muitos problemas bucais, dentre eles, as lesões cariosas. A boca seca também pode desencadear outros vilões para o seu sorriso. “Propicia a proliferação dos microrganismos já presentes na cavidade oral comprometendo o equilíbrio de sua microbiota”. Isso resulta no surgimento de infecções, halitose e doenças gengivais. Um esportista com estas gravidades odontológicas correm sérios riscos em seu desempenho e resultado.

A XEROSTOMIA EM UM ATLETA

Essa complicação em atletas pode ser causada por muitos motivos, como ansiedade, estresse e o famoso nervosismo antes dos jogos e competições. “A boca seca durante a prática de esportes é consequência de uma ativação do estímulo das glândulas salivares, conforme já comprovado”, explica Reinaldo. Porém, este problema também pode surgir devido a falta de hidratação ou respiração incorreta, muitos esportistas respiram pela boca. Muitas vezes um tratamento multidisciplinar, incluindo um fonoaudiólogo, se torna necessário.

HIDRATE-SE E VISITE SEU DENTISTA DO ESPORTE

Reinaldo dá o recado para os campeões. “Hidratação constante. Sendo que o melhor tipo de hidratação vem da água”. Por isso evite a ingestão demasiada de bebidas isotônicas, elas têm o poder de diminuir o pH da saliva e refletir, mais uma vez, em uma cárie. Não deixe de visitar seu dentista regularmente para controlar e tratar qualquer doença que aparecer em seu universo bucal. Consultas a este profissional também ajudam a manter seus cuidados higiênicos caseiros bem atualizados. Tudo para que o atleta conquiste um sorriso de ouro no pódio.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário