Aprenda a escovar os dentes do bebê

Houve um tempo em que era considerado desnecessário higienizar a boca das crianças enquanto a dentição dos pequenos não estava completa. Hoje, o entendimento dos profissionais é de que a limpeza dos dentes deve ser feita assim que começam a despontar. E para que o bebê já se familiarize com um hábito que levará para a vida inteira, o ideal é começar a escovar os dentes bem cedo.

Para a consultora científica da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Márcia Vasconcelos, o primeiro desafio a ser quebrado para iniciar a higiene bucal nos bebês é o temor das próprias mães e pais. “Os adultos ficam receosos em machucar a boca dos filhos. Portanto, para o início deste processo, deve haver o preparo dos pais, que precisam ser treinados para fazer a limpeza correta. Uma vez que ficam habituados, vira uma rotina para a criança e a mãe”, diz.

E assim, escovar os dentes tem de entrar na lista de obrigações a serem cumpridas na rotina diária do bebê. Ou seja, além de trocar a fralda, tomar banho e mamar, higienizar a boca está no rol de atividades essenciais que não podem ser esquecidas pelos pais.“Estamos falando de um processo que demanda tempo. O bebê vai se acostumando com a mãe passando a gaze, depois as escovas quando já tiver os molares e com o passar do tempo, a criança já considera a escovação uma atividade natural. Seria muito diferente, por exemplo, começar a escovar os dentes com 3 anos de idade”, diz Márcia.

Táticas
Uma das formas de incentivar a criança a escovar é dar esta autonomia para que ela faça a limpeza, desde que ela seja reforçada depois pelos pais. Os especialistas acreditam que a criança só vai possuir coordenação motora perfeita para escovar sozinha aos 5 anos. A aptidão varia de acordo com cada um, mas o recomendado é sempre haver a supervisão dos pais.

Outra saída é investir em escovas coloridas, com personagens e qualquer outra artimanha que chame a atenção dos pequenos. “A dica é escovar os dentes da criança com ela de costas para você, com a cabeça apoiada no seu abdômen. Assim é mais fácil ter controle e evitar que eles desviem da escovação”, afirma Márcia.

Dicas
– Escove os dentes a partir da erupção dos primeiros dentinhos de leite, entre seis e 12 meses.
– Comece a usar fio dental a partir dos três anos, quando a criança já tem os molares.
– Primeiro a criança deve escovar do jeito dela, para que possa aprender a manusear a própria boca. Depois faça a escovação adequada.
– Oriente as pessoas que fazem parte da rotina da criança a respeito da importância da frequência de escovação, pelo menos três vezes ao dia.
– Adquira uma escova dental compatível com a idade da criança, independente da marca, pois o tamanho adequado da cabeça facilitará a escovação.
– O creme dental indicado para crianças é com 1000 ppm a 1100 ppm de flúor. A quantidade a ser utilizada para crianças até três anos é semelhante a um grão de arroz. A partir dessa idade passe para um grão de ervilha.
– Lembre-se de limpar a língua com a própria escova.
– Sempre oriente a criança a cuspir a pasta.

      

Comentários

Nenhum Comentário