Aparelho ortodôntico em crianças: é preciso extrair os dentes de leite para realizar o tratamento?

foto1Se o dentista disser que seu filho precisa extrair os dentes de leite para realizar o tratamento ortodôntico, não se assuste! De acordo com a profissional Andreia Cotrim isso é mais comum do que se pensa

 

Qualquer pai ou mãe fica preocupado com o bem-estar do seu filho, ainda mais quando o assunto é saúde geral e bucal. No momento em que os dentistas veem a necessidade da criança usar aparelho ortodôntico, alguns procedimentos podem ser recomendados antes da colocação, como a extração dos dentes de leite. Quem explica é a ortodontista Andréia Cotrim. Ela afirma que apesar de parecer assustador, pode ser normal para algumas crianças. “Caso a sequência de esfoliação (queda) do dente decíduo não ocorra dentro dos parâmetros, torna-se necessária a extração do dente decíduo para facilitar a erupção do permanente”.

Como esta decisão é tomada?

A especialista conta que existe uma idade média ideal para que o dente caia e o permanente apareça. “Se o dente não cair devemos fazer radiografias para avaliar bem o motivo e analisar se o dente permanente esta na fase correta para a erupção”. Quando a decisão for tomada, Andréia explica que existe uma ordem em que os dentinhos da criança são extraídos. “Normalmente tiramos dois dentes por vez ou até quatro em alguns casos, mas temos que seguir a sequência de erupção para não causar um problema mais grave, que seria o desvio do local de erupção do dente, podendo causar uma má oclusão pior”.

A avaliação deve ser feita por um especialista no assunto

Assim como em todos os ramos da saúde, a análise antes de qualquer procedimento cirúrgico precisa ser feita por um especialista no assunto. No caso do atraso da dentição das crianças é o odontopediatra. “Área da odontologia que cuida da dentição decídua. É o dentista clínico que acompanha a saúde bucal da criança e o desenvolvimento da mesma”. Já a ortodontia é a modalidade que cuida da correção do posicionamento da arcada e dos dentes. “O ortodontista trata normalmente em duas fases: crianças, a fase preventiva e nos adultos a fase corretiva”.

Mantenha o sorriso da criançada com os produtos certos

Não importa a idade e nem qual tipo de tratamento dental o paciente está realizando. A regra vale para todos: uso de fio dental e escovação todos os dias. Para a criançada essa tarefa pode ser bem divertida, já que a linha de higiene bucal infantil vem toda preparada para esse público. Escovas e cremes dentais coloridos e estampados com os temas de desenhos animados que eles mais gostam. Não deixe a dentição do seu pequeno correr os riscos de outros problemas bucais e ensine os bons hábitos desde cedo.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário