Aparelho móvel: Por quanto tempo ele deve ser usado após a retirada do aparelho fixo?

15307-depois-de-retirar-o-aparelho-ortodontico-slider_medias-1
Depois de retirar o aparelho ortodôntico fixo, o móvel costuma ser recomendado para manter os resultados. Saiba por quanto tempo esse aparelho precisa ser usado

Depois de longos meses ou até mesmo anos usando seu aparelho fixo, o tratamento finalmente chegou ao fim. Você pensa que então está livre para sempre desse acessório… Mas não é bem assim! Agora é preciso utilizar o aparelho móvel, recomendado após o tratamento ortodôntico para manter os resultados alcançados. Depois de tanto tempo de sacrifício, melhor garantir a duração do seu sorriso perfeito, né? Quanto tempo será que é necessário o uso de aparelho? Saiba o que diz o especialista Caio Botta Martins.

APARELHO MÓVEL GARANTE SUCESSO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Também conhecido como contenção ortodôntica móvel ou aparelho móvel de contenção, esse item é muito indicado após a finalização e remoção do aparelho fixo. Tanto no uso do aparelho fixo estético, quanto no autoligado ou metálico convencional. “Qualquer terapia de tratamento com aparelhos fixos será complementada com aparelhos de contenção, com o intuito de manter os resultados atingidos pós tratamento”, diz o dentista.

Segundo o profissional, muitos estudos já indicam que a estabilidade do tratamento ortodôntico é multifatorial, ou seja, depende de diversos detalhes para se manter. “Como esta estabilidade em alguns casos é frágil, o uso da contenção sempre é indicado”, afirma. Quanto maior o risco de perda de estabilidade após o tratamento, maior deve ser o cuidado tomado com a contenção ortodôntica.

ELE DEVE SER USADO QUANTO TEMPO APÓS A RETIRADA DO APARELHO FIXO?

Cada caso tem uma indicação específica de tempo de uso, que deverá ser indicado pelo ortodontista. Normalmente, os profissionais pedem para os pacientes utilizarem a contenção inicialmente durante 24 horas por dia. Após observarem estabilidade no tratamento, eles diminuem o uso para apenas noturno, até que finalmente poderão solicitar a finalização do uso do aparelho móvel. “O uso constante de 24 horas é mantido normalmente por 6 meses e o uso noturno por mais 6 meses. Portanto, 1 ano seria um período comum e favorável para o uso da contenção”, esclarece.

SE NÃO FOR UTILIZADO CORRETAMENTE, QUAIS PREJUÍZOS PODE TRAZER?

“O não uso correto deste aparelho poderá favorecer uma movimentação indesejada e a perda de controle tanto da função mastigatória como de estética do sorriso”, diz ele. Como o objetivo do uso da contenção é manter os resultados atingidos após o tratamento ortodôntico, caso o paciente não utilize corretamente o aparelho, podem aparecer alguns problemas como: abertura de espaço entre os dentes; desalinhamento entre os dentes e giros; contatos prematuros gerando, por exemplo, problemas periodontais; perda de estética e retração gengival.

Muitos pacientes que não utilizam bem a contenção precisarão de um novo tratamento ortodôntico para voltar a corrigir os dentes que se movimentaram incorretamente. “Esta é uma situação muito desfavorável, pois o trabalho realizado fica prejudicado pela falta de colaboração do paciente”, explica.

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA O APARELHO MÓVEL

Por ser tratar de um aparelho móvel, o paciente poderá tirá-lo para se alimentar, o que mantém esse acessório mais íntegro e limpo por muito mais tempo. Mesmo assim, ele deve ser higienizado sempre que retirado da boca. Esta limpeza deve ser delicada, feita com escova e pasta de dente. O paciente poderá utilizar os mesmos produtos que utiliza para sua higiene bucal rotineira. “Evite soluções de bochecho para higienizar o aparelho. A limpeza deve ser mecânica, ou seja, o atrito das cerdas da escova com ajuda da pasta de dente que fará uma limpeza eficiente”, recomenda. Para guardar o aparelho é preciso utilizar a caixa específica, que normalmente é fornecida pelo próprio ortodontista. “Isso ajudará a manter seu aparelho higienizado, limpo e livre de bactérias”, afirma Caio.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário