Alimentos industrializados causam mau hálito?

13080-aquela-refeicao-simples-e-pratica-pode-a-slider_medias-1Aquela refeição simples e prática pode agradar o seu paladar, mas será que induz ao mau hálito? O especialista em halitose Maurício Conceição explica

 

No dia a dia, com a rotina agitada, é normal optar pela praticidade das coisas, principalmente quando se trata de alimentação. Com isso, muitas vezes os famosos alimentos industrializados são usados para completar o nosso cardápio. Molhos prontos, enlatados e embutidos passam a ser a escolha mais simples ao paladar, mas não para a saúde bucal. Isso porque, além dos problemas clássicos, como dentes manchados e cáries, eles podem estar contribuindo fortemente para o mau hálito.

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS PODEM CAUSAR MAU HÁLITO?

Preparar um lanche mais saudável ou comer aquele hambúrguer na rua? A opção mais rápida nem sempre compensa. Logo depois do tão esperado lanche, mesmo com os dentes escovados, já reparou que um gosto forte e não muito agradável da comida ainda permanece na boca? Por que isso acontece? Segundo o especialista em halitose Maurício Duarte, alimentos com alto teor de proteína e gordura animal podem alterar o hálito, mesmo que industrializados. “É o caso dos embutidos como mortadela, salame, lombo canadense, sardinha e aliche, entre outros”. Isso porque no processo de metabolização das gorduras, pequenos componentes que contêm mau cheiro ficam circulando em nossa corrente sanguínea e são eliminados por via pulmonar, alterando o odor do hálito

MUDAR O SEU CARDÁPIO PODE SER A MELHOR OPÇÃO

Comer de forma saudável traz um monte de benefícios não só para seu corpo, mas para o seu universo bucal, inclusive na eliminação do mau hálito. “Moderar o consumo de alimentos com alto teor de proteína e gordura animal ajuda bastante. Evite de comer, também, alho e cebola crus ou fritos”. O especialista diz que não costuma restringir a ingestão dessas comidas, mas orienta aos pacientes que só coma caso não precise estar com o hálito agradável nas próximas horas. “Para uma reunião de trabalho ou encontro amoroso, sugiro que os evitem totalmente”.

ALIMENTOS E OUTROS HÁBITOS PODEM EVITAR O MAU CHEIRO

Não há consenso sobre o assunto, mas Maurício explica que alguns alimentos podem ajudar a evitar o mau hálito. “Os crus e fibrosos, como a cenoura e a maçã, são responsáveis pela ação de limpeza e aumento na produção salivar, devido à mastigação e sua consistência”. Existem também hábitos que acabam com esse odor, como uma boa higiene bucal dos dentes, gengiva e língua. É importante que esse ritual seja feito com ferramentas adequadas para o seu sorriso. Tomar dois litros de líquido por dia e controlar o estresse excessivo através de exercícios físicos também são maneiras de manter a boca sempre refrescante.
Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário