Alho e cebola causam mau hálito? Conheça mais sobre esses alimentos

13107-apos-uma-refeicao-bem-temperada-com-cebo-slider_medias-1Após uma refeição bem temperada com cebola e alho, você costuma ficar com mau hálito? O especialista no assunto Maurício Conceição explica por que isso acontece

Eles costumam complementar a maioria das suas refeições e são ótimos para dar aquele gostinho a mais na comida. Cebola e alho, quem não gosta de temperar o arroz ou feijão com eles? O problema é que consumidos, o mau hálito é quase inevitável. Existe um motivo para isso acontecer. O especialista em halitose Maurício Conceição explica por que o cheiro ruim fica na boca e mostra medidas simples para acabar com ele.

POR QUE CEBOLA E ALHO PODEM CAUSAR MAU HÁLITO?

Segundo o dentista, existem dois motivos para esse cheiro. O primeiro acontece após a ingestão do alho e da cebola. O mau hálito vem à tona por culpa de duas substâncias nos alimentos que contêm enxofre. Elas são chamadas de alil mercaptana e propil mercaptana. Apesar dos nomes difíceis, o efeito é bem simples e passageiro. “Nesse caso vai ocorrer uma halitose na qual somente o odor do ar expirado pela boca vai ficar alterado e o ar exalado pelo nariz estará normal”.

Outra causa pode ser após a comida ser digerida e absorvida no intestino. Neste cenário o odor será alterado devido a metabolização dos alimentos, gerando outros compostos derivados do enxofre. “Ocorrerá uma halitose extrabucal transportada pelo sangue em que tanto o odor do ar expirado pelas narinas quanto pela boca terão alteração”. A duração desse mau odor vai depender da quantidade ingerida e do metabolismo da pessoa, indo de poucas horas até o dia seguinte.

HIGIENE BUCAL É A SOLUÇÃO?

Você comeu um pedaço pizza de alho e isso foi o bastante para ficar com aquele mau cheiro na boca. A solução para esse problema é uma só: a higiene bucal. Mas após a limpeza, você notou que o odor não saiu da sua boca. Será que é normal? Maurício explica que isso acontece quando alimentos desse tipo estão crus. Alguns pedaços minúsculos de alho podem ficar presos bem nos sulcos dos dentes. “Nesse caso o ideal é escovar com capricho, principalmente na superfície mastigatória e usar detalhadamente o fio dental”.

ALIMENTOS QUE PODEM ACABAR COM O MAU ODOR

Uma pesquisa de 2013 feita pelo departamento de ciência e tecnologia da alimentação da Universidade do Estado de Ohio, revelou que os odores do alho foram reduzidos com ajuda de alguns alimentos. Entre eles estão a salsa, espinafre, hortelã, maçã, chá verde e suco de limão em comparação com a água. “No caso da salsa, espinafre, hortelã e maçã crua, a desodorização foi enzimática. Já no suco de limão e chá verde, poderia ser devido a um processo de desodorização polifenólica, semelhante à desodorização enzimática, mas com a ação do oxigênio atmosférico”, conclui o dentista.

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário