ADOLESCÊNCIA, GESTAÇÃO E MENOPAUSA: CONHEÇA AS FASES E OS CUIDADOS DA SAÚDE BUCAL DA MULHER

adolescenteNa adolescência, na gravidez e na menopausa existem cuidados mais do que especiais para o sorriso de cada mulher. Não deixe de lado essa importante parte do seu corpo

Desde a puberdade, passando pela gravidez até chegar a menopausa, a mulher passa por muitas mudanças hormonais que afetam diretamente todo o seu corpo. O que isso tem a ver com a saúde bucal? Tudo, na verdade. Por conta dessas transformações, o sorriso feminino acaba sendo o principal alvo das doenças bucais, como a gengivite, xerostomia e ardência bucal. Para enfrentar todas fases da vida com um sorriso no rosto, a dentista Dulce Helena Cabelho conta ao Sorrisologia que todo cuidado com os dentes é preciso.

ADOLESCÊNCIA É A FASE DA TRANSIÇÃO

Este é o momento da vida em que o jovem constrói seu universo interno e cria relações com o mundo lá fora. A adolescência pode ser uma fase de muitas descobertas, mas ao mesmo tempo, nem sempre é uma parte fácil quando se trata da saúde bucal, principalmente no sexo feminino. “Por ser um período de transição entre a infância e a fase adulta, a gengivite pode ser desencadeada se os cuidados com a higiene não forem bem formados”, explica Dulce. É importante que os pais e responsáveis fiquem de olho na rotina higiênica do seu filho. Mesmo sendo quase um adulto, não quer dizer que ele não precise de ajuda para sorrir mais e melhor.

NA GRAVIDEZ OS HORMÔNIOS FICAM EM ALTA

Toda futura mamãe também encara desafios na gestação por conta das doenças bucais. Nessa fase, muitas preocupações tomam conta do corpo da mulher e isso pode fazer com que ela esqueça dos cuidados higiênicos. “Os hormônios em excesso contribuem ao desenvolvimento de doenças gengivais que provocam sangramento ao menor toque e são muito frequentes em mulheres grávidas”. Os enjoos constantes acompanhados com a falta de escovação também são um problema para o sorriso da gestante. Para que não haja nenhuma complicação, é necessário incluir um odontologista junto com o time de médicos que cuidam da saúde da mamãe e seu futuro bebê.

A MENOPAUSA É A FASE DE MAIOR MUDANÇA NO SORRISO

Podendo acontecer entre os 45 e 55 anos, a menopausa é mais uma fase do universo feminino que pode provocar um número maior de alterações bucais. “Neste período, os hormônios em níveis baixos levam a mulher a secura bucal, xerostomia, algumas com sensação de alteração de paladar ou até diminuição do mesmo, sintomas de ardor bucal e ardência, pela baixa autoestima”, atenta a profissional.

MULHERES: CUIDEM SEMPRE DA SUA SAÚDE BUCAL

Para viver bem qualquer fase a mulher precisa manter os cuidados com a higiene bucal completa e consultar o seu dentista sempre que preciso. Para prevenir o sorriso das doenças como a gengivite, presente na gravidez e na puberdade, que tal usar um creme dental que cuide dos seus dentes e protege a sua amiga rosada de inflamações? Ele possui Fluoreto de Estanho que ajuda a reduzir o sangramento gengival e interromper o ciclo da doença. Tudo para você cuidar da sua saúde bucal e sentir-se bem em qualquer momento da vida.

 

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário