A FRUTOSE PROVOCA CÁRIES? QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER?

10198-legenda-slider_medias-1O açúcar também está presente na natureza em forma de frutose. Apesar de ser um importante nutriente, os cuidados não podem ficar de lado

 

10203-legenda-slider_medias-1O açúcar das frutas também causa cáries. Entretanto, a agressão nesses casos é bem menor do que pela ingestão de sacarose

 

10208-legenda-slider_medias-1A frutose pode ser encontrada em alimentos processados e industrializados, como doces, refrigerantes, sucos de ‘caixinha’ e frutas industrializadas. Então, fique atento ao que você consome!

 

10213-legenda-slider_medias-1Mais do que parar de comer frutas ou outros alimentos, o importante é estar com a dieta balanceada e a higiene bucal em dia. Lembre-se sempre de limpar seu sorriso após as refeições

 

Você já deve saber que o açúcar é um grande causador de doenças bucais, começando pela cárie. Mas existem diferentes tipos desse carboidrato que aparece de forma bem sutil no seu dia a dia e acaba fazendo uma festa de bactérias no seu sorriso, um deles é a frutose. Apesar desse nutriente ser uma fonte de energia para o organismo, é importante prestar atenção na quantidade a ser ingerida. Para indicar os principais cuidados e medidas preventivas, o Sorrisologia convidou o cirurgião-dentista Cláudio de Sá Rêgo e a nutricionista Karen Sussmann.

A FRUTOSE PODE PROVOCAR CÁRIE?

“Embora algumas pessoas desconheçam, a frutose, o açúcar das frutas, também provoca cárie”, explica Cláudio. Apesar desse risco para o seu sorriso, quando um alimento que possui frutose é mastigado, ele acaba se tornando menos agressivo no ambiente bucal. “As bactérias da placa bacteriana produzem três vezes menos ácidos que a sacarose, alterando menos o pH da boca e causando uma desmineralização menor do esmalte do dente”, garante.

AÇÚCAR QUE VAI ALÉM DAS FRUTAS

A frutose, muito vista nas tabelas nutricionais, também ganha forma em outros alimentos que vão além das frutas. “Hoje, não encontramos frutose apenas nas frutas, mas sim em muitos alimentos processados e industrializados como doces, refrigerantes, sucos de ‘caixinha’, frutas industrializadas (frutas secas e geleias), entre outros”, conta a nutricionista. Por isso, o ideal mesmo é ficar de olho no que come e não se render aos exageros.

DIETA SAUDÁVEL + HIGIENE BUCAL

Para fugir das cáries você não precisa parar de comer frutas ou demais alimentos que possuem frutose. Mas é importante ter uma dieta balanceada e juntar este hábito com um ritual higiênico bucal. “O controle da placa pela escovação e uso de fio dental”, indica o dentista. Não deixe de limpar seu sorriso após cada refeição.

Toda vez que há açúcar presente para as bactérias, haverá formação de ácido, dando início a todo o processo de formação da lesão cariosa. “Portanto, o que aumenta o risco da cárie não é a quantidade total de açúcar nos alimentos consumidos, mas sim o padrão de alimentação, ou seja, a frequência da ingestão desses produtos”, completa a Karen. Cuide bem da sua saúde bucal, praticando bons hábitos alimentares e leve uma vida mais doce sem cárie.

 

Fonte: Sorrisologia

      

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