A alimentação das mães que amamentam

A adequada composição nutricional do leite materno torna este alimento ideal para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência do bebê. Ele é de extrema importância para a maturação do trato gastrointestinal do bebê, que se desenvolve até os três primeiros meses de vida. Uma microbiota intestinal saudável desde os primeiros dias de vida são elementos de prevenção para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade e hipertensão na fase adulta, e fortalecimento do sistema imunológico.

Um dos maiores benefícios para a mulher durante a amamentação é a prevenção da anemia pós-parto, evitando sintomas como cansaço físico e queda de cabelo. Isso acontece porque a sucção do bebê durante a amamentação estimula uma maior liberação de ocitocina – hormônio envolvido na recuperação do útero -, levando a um menor sangramento uterino.

Vale lembrar que, durante a lactação, as necessidades nutricionais são maiores do que na gravidez, já que há uma maior demanda energética – o bebê dobra o peso quatro meses após o nascimento. Por conta disso, a perda dos quilos adquiridos durante os nove meses é uma consequência da energia gasta para a produção do leite e amamentação. Nesse período, nada de dietas restritivas (elas estão extremamente proibidas!). Preocupe-se exclusivamente em ter uma alimentação equilibrada para fornecer o melhor para o seu organismo e para o bebê.

Abaixo, algumas orientações fundamentais para quem está amamentando:

– Fracione as refeições 6 vezes ao dia;

– Tome de 3 a 4 litros de água por dia;

– Aumente a ingestão de verduras, legumes e frutas;

– Consuma alimentos fontes de ferro (carne e vegetais folhosos verde-escuro), alimentos fontes de cálcio (sardinha, salmão, brócolis, couve, semente de gergelim, amêndoa), e fontes de ácido fólico (peixes, brócolis, tomate, acelga, couve, rúcula);

– Opte pelos cereais integrais;

– E não custa reforçar: não consuma bebidas alcoólicas e não fume!

Fonte:

Revista Crescer

      

Comentários

Nenhum Comentário