Ansiedade causa bruxismo noturno? Especialista explica a relação entre os dois problemas

foto1A ansiedade tem relação com o bruxismo diurno apenas. O bruxismo noturno já é caracterizado por outros fatores, como o uso de  medicamentos antidepressivos

 

Você costuma ranger os dentes enquanto dorme? Sabia que isso pode ser bruxismo do sono? O Bruxismo noturno é um distúrbio do sono caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes. Porém, muitos são os fatores de riscos que podem levar ao problema, como hereditariedade, alimentação e até medicamentos. Há um mito de que ansiedade e estresse estão relacionados à parafunção, mas não é bem assim. Chamamos o cirurgião bucomaxilofacial Diego Limoeiro para acabar com essa dúvida.

Bruxismo noturno e ansiedade: mito

O bruxismo do sono não tem relação com sintomas de ansiedade, ao contrário do bruxismo diurno. “Há um tempo atrás, achávamos que os pacientes que possuíam bruxismo noturno eram portadores de ansiedade e estresse. Entretanto, foi demonstrado que esse tipo de bruxismo está relacionado a um distúrbio do sono relacionada a microdespertares”, explica Diego.

É importante dizer que alguns medicamentos antidepressivos que sejam inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como fluxetina, paroxetina, citalopram promovem um aumento na taxa de bruxismo, segundo o especialista. Ou seja, a única correlação dos transtornos que envolvem ansiedade com o bruxismo são esses medicamentos. Mas lembrando que no bruxismo diurno estresse e ansiedade são os principais fatores.

Antidepressivos e bruxismo

Como falamos, os antidepressivos podem ajudar no quadro de bruxismo noturno. Nesses casos, é fundamental a consulta a um cirurgião-dentista especializado para que ele identifique essas condições e indique ao médico prescritor a troca ou a inclusão de outro medicamento para anular esse efeito. “A ajuda também pode ser desde o uso de splints oclusais, como placa estabilizadora, principalmente à noite”, recomenda.

Atenção no seu dia a dia

É muito importante observar os sintomas de bruxismo, seja o noturno ou o diurno. Atente-se se alguém te disser que você range os dentes durante a noite. Preste atenção caso você sinta que passa o dia apertando os maxilares um contra o outro. Se acordar com a face dolorida ou cansada você também deve procurar um cirurgião especializado em Disfunções Temporomandibulares (DTM) ou em Dores Orofaciais (DOF). Só esses profissionais podem te ajudar e orientar para o melhor tratamento.

 

Fonte: Sorrisologia

      

Comentários

Nenhum Comentário